15 abril 2007

O princípio do fim da subserviência pacífica?

"Kabila [na foto] quer sacudir a cada vez mais inoportuna importância que Luanda tem sobre Kinshasa e sobre a região centro e centro-austral de África.

O princípio do fim da subserviência pacífica? A crer nas últimas notícias e nos pequenos arrufos que vão acontecendo na fronteira entre a República Democrática do Congo e Angola tudo leva a crer que sim. África do Sul e Nigéria, em surdina, vão assistindo a este questionamento de Kinshasa e aplaudindo. Sempre seria uma potência regional a menos no concerto das Nações africanas! Relembremos o início desta questão.
Em meados de Março, as autoridades democrática-congolesas acusaram as FAA de terem invadido o seu território na região de Bandundu, na fronteira com a província da Lunda-Norte, no que terá sido, inicialmente, negado pelas autoridades angolanas.
Mais tarde as duas autoridades terão afirmado que o problema estava na eventual deslocação de marcos fronteiriços que teriam criado este clima suspeitoso. (…)"
Manchete do , sobre a importância de Angola como potência regional e a seu questionamento pela República Democrática do Congo sob o pretexto da violação e delimitação de fronteiras entre os dois países.
Pode continuar a ler este meu o artigo sob o título "Pujança regional de Angola põe a RD Congo em alerta" acedendo aqui.

Sem comentários: