09 abril 2007

Timor-Leste: a pré-sondagem do acto eleitoral

(uma religiosa timorense votando, foto daqui)
"Em declarações à TSF, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste disse que as informações que vão chegando de «reportagens e dos centros de votação» colocam Ramos-Horta e Fernando "Lasama" «acima de tudo», seguidos de Lúcia Lobato e Francisco Guterres "Lu-Olo"."
Depois de um acto cívico que parece ter decorrido sem incidentes que afectassem o mesmo - segundo parece por falta de boletins de votos em dois locais a mesma será repetida ou complementada - esperemos que os candidatos acolham o veredito popular sem problemas.
É que, pessoalmente, não gostei muito das palavras do candidato Guterres hoje numa das televisões portuguesas onde se assumia como o claro vencedor e logo na primeira volta... Ou seja, reafirmar o que já havia vindo dizer na campanha "ou-tudo-ou-nada".
A credibilidade de um acto eleitoral deve começar na plena aceitação da derrota e na indulgência dos vencedores.
Não ponhamos já em causa as legislativas que vão decorrer em breve. Aos possíveis derrotados ainda haverá sempre espaço de manobra para recuperar o pódio eleitoral junto dos eleitores porque a derrota de hoje pode ser a vitória de amanhã!
Só assim um país pode ser Grande e o seu povo Feliz!

Sem comentários: