23 fevereiro 2008

Angola perde dois Homens da Angolanidade

Hoje Angola perdeu dois dos seus mais distintos defensores da Angolanidade: Gentil Ferreira Viana e Joaquim Pinto de Andrade.
Dois Homens de percursos distintos e semelhantes na mais alta defesa da nossa Pátria e da Angolanidade.
Ambos, faleceram vítimas de doença, Gentil Viana, em Lisboa, por volta das 14,30 horas, e Joaquim Pinto de Andrade, em Luanda. Acabava o seu sobrinho e presidente da Casa de Angola de saber do falecimento de Gentil Viana e ligava-lhe o irmão de Luanda a informar do passamento de Pinto de Andrade.
Ambos primavam pela coragem da defesa dos seus princípios e da liberdade.
Gentil Viana, deixou o seu nome e legado à luta pela independência de Angola e foi um dos precursores e mentores do 1º Congresso dos Quadros Angolanos do Exterior e advogou em Portugal tendo deixado um marco muito profundo entre os seus antigos discípulos estagiários.
Joaquim Pinto de Andrade, uma voz crítica e serena do actual sistema governativo angolano, como comprovou o facto de nunca deixar de se manifestar contra a forma como foi julgado Miala, era o presidente de honra do MPLA.
À família e a Angola o meu profundo pesar.
Todavia, sei que estejam onde eles já estiverem, estarão juntos de outros Grandes vultos da Angolanidade e todos farão por proteger os Angolanos das más-vicissitudes e deformações que alguns querem fazer do nosso País.
.
NOTA Complementar: segundo informações da família o corpo de Gentil Viana irá ser velado na sede da Casa de Angola, em Lisboa, à Travessa da Fábrica das Sedas, a apartir das 16,00 horas de amanhã, 24 de Fevereiro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já agora podia perguntar a dois tipos, um deles médico, o que fazia no quarto do hospital onde estava Gentil Viana em coma e a fotografá-lo sem autorização da família.
Se camaradas de partido procedem assim entre si e com esta baixeza o que se pode aspirar de outros factos.

Anónimo disse...

Não é possível saber melhor ao que se refere o comentário anterior?

ELCAlmeida disse...

Segundo também me informaram porque quis também eu compreender a mensagem, e que a família corroborou, dois antigos membros da antiga Casa do Império e antigos companheiros de luta de Gentil Viana, embora depois do 27 de Maio se mantivessem ligados ao sector político actual, teriam sido apanhados no quarto do enfermo, já em coma, e sem qualquer autorização da família, a tirar fotografias do leito do hospital de Gentil Viana. Uma das personalidades até será médico e também vulto das letras. Como não estava presente e não vi omito os seus nomes. Mas se estiverem a ler saberão qual a sua verdade.
Mais não posso nem devo explicar. Qualquer explicação mais clara deverão contactar a família, nomeadamente, o Dr. Gervásio iana, seu sobrinho e actual Presidente de Direcção da Casa de Angola.
Ah!! já agora, gostava mais que os anónimos se identificassem mesmo que sob pseudónimo ou nome menos verdadeiro.
Cumprimentos
Eugénio Costa Almeida

altohama disse...

Chegado agora a esta confusão, creio que o assunto não pode, nem deve, ficar por aqui. Quanto mais não seja em memória de Gentil Viana. Será que o teu colega na Direcção da Casa de Angola, Gervásio Viana, e com a tua ajuda, não pode esclarecer (esclarecer signfica pôr o nome aos bois) o que se passou?

Aguardo, aguardamos, mais notícias.

Kdd

Orlando Castro

Anónimo disse...

Queria apenas deixar uma mensagem de grande carinho ao Homem Gentil Viana, que me marcou profundamente.

Foi meu patrono e meu padrinho e vai deixar muita saudade.

Obrigado "doutorinho".

Ana Cristina Modesto