14 maio 2012

Nigerianos na Guiné-Bissau...


(militares da CEDEAO - foto Lusa.pt)

A agência de notícias portuguesa Lusa, afirma, certamente citando a CEDEAO e o seu presidente interino, coteivoirense Ouattara, que as tropas da Nigéria vão estar na Guiné-Bissau até sexta-feira.


Nada demais, serão 600 militares para a Guiné.Bissau e 10 mil para o Mali.

Só que, não me parece que a tropa nigeriana, como tem sido noutros pontos do continente, vão para a Guiné-Bissau para turismo.

Por certo, e assim tem sido, vão para capitalizar os necessários dividendos político-militares e irão afirmar-se sobre as autoridades castrenses Bissau-guineenses.

Mas…

Mas não foi por causa de uma situação, mais ou menos – talvez muito mais menos que mais mais – que se verificou o Golpe de Estado na Guiné-Bissau?

Ora e segundo os golpistas, que parecem estar a verem confirmado pela CEDEAO a legitimidade do acto, com a imposição de um chefe de Estado interino, que foi o primeiro dos menos votados a ficar fora da lista dos dois candidatos à 2ª volta, mesmo que sem o acordo do principal partido com assento na Assembleia Nacional, não foi porque a Missang poderia ser uma força de contenção aos contínuos desvarios e à manutenção do ainda sistema de guerrilha que grande parte das forças castrenses Bissau-guineenses ainda sofre, que houve o Golpe?

Então?...

A não ser que os comandos militares da Guiné-Bissau, recordando a exemplar saga que levou os senegaleses e guineenses (de Conakri) a saírem do país com ele entre as pernas, pensem que os nigerianos serão iguais.

Se pensam, então talvez seja melhor procurarem já algumas zonas de repouso e onde possam passar despercebidos.

É que os nigerianos não vão para lá em turismo…

2 comentários:

Sampabadiu disse...

Duas questões a serem esclarecidas muito brevemente:
1. Quando é que os nigerianos, incapazes de comunicar com
a população e conhecida a diplomacia
das suas Forças Armadas,
começarão com actos de violência contra os guineenses.
2. Quem vai assumir doravante o controle do narcotráfico e
receber o maior quinhão das quantias milionárias que os
barões da droga sul-americanos gentilmente disponibilizam
para garantir o livre trânsito nos mares,
portos e aeroportos da Guiné-Bissau.

Anónimo disse...

Este golpe de estado foi feito por estes dois paises que estao a frente das negociaçoes(Nigeria e Costa de Marfim)por questao do trafico de droga