25 setembro 2006

Mascarenhas Monteiro bate com a porta à ONU?

(uma imagem que dificilmente voltará acontecer…)

Apesar do honroso convite da ONU para chefiar a equipa desta Instituição, em presentação o Secretário-geral, em Timor-Lorosae como já, atempadamente, aqui foi anunciado, o ex-presidente cabo-verdiano António Mascarenhas Monteiro decidiu recusá-lo porque, segundo ele, uma das partes terá manifestado sérias reservas à sua nomeação.
Reservas essas que Kofi Annan não conseguiu diluir em tempo útil e por, esse facto e porque a “honra dos cabo-verdianos é mais importante que quaisquer cargos honrosos de um ONU” e porque num processo de pacificação de um qualquer país não pode haver qualquer tipo de reservas, na medida em que o exercício das suas funções estaria fortemente condicionado no terreno, Mascarenhas Monteiro declinou e considerou o assunto encerrado apesar dos esforços de Annan em o demover desta posição.
Apear de não ter divulgado qual o parceiro resistente, os analistas em Cabo Verde e na CPLP pensam que terá sido a Austrália. Porque será?...
Daí que não seja de estranhar que este interessante desafio esteja Austrália 1 – CPLP 0 e que o resultado, inquestionavelmente, engrossará a favor do país dos cangurus.
.
Nota: Aqui e aqui estão umas achegas e alguns "ses" que talvez ajudem a explicar e compreender um pouco esta questão (como se ela ainda precisasse de explicações tais são as evidências).

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo,

Como há muito tempo não dou sinal de vida aqui no seu excelente blogue, venho puxar a brasa á nossa sardinha. Três horas antes da TSF, que você cita, já o Notícias Lusófonas tinha dado a notícia.

Abraço,

Jorge Castro