03 novembro 2006

Se mais países aplicassem esta medida…

(às vezes são com instrumentos como estes, rombos, enferrujados e sem desinfecção que se pratica a excisão)

Um Tribunal norte-americano (saúde-se) aplicou uma pena de 10 (DEZ) anos de prisão a um indivíduo, de origem etíope, por ter excisado a filha, quando tinha dois anos e com um par de tesouras… A excisão é proibida nos Estados Unidos desde 1997.por ser um atentado aos Direitos da criança.
Um medida a se saudar mas que não deixa de ter críticos, conforme pude constatar numa reportagem televisiva onde uma mulher(?!?!) esperava que o tal indivíduo fosse justiçado, ou seja, pasme-se, libertado!!!!
A excisão, um costume praticado em muitos países, nomeadamente em África e em países islâmicos, em meninas quase sempre com idade inferior a dez anos, devia ser ainda mais penalizada.
Mas se falamos na excisão em meninas muito jovens, porque não falar, também, na circuncisão que, em certas culturas, o fazem quase em recém-nascidos.
Tanto um caso, como o outro, deveria ser um acto de livre vontade e só quando atingissem uma idade onde a vontade própria já pode ser considerada inimputável, chamemos assim.
Se mais países, em particular aqueles que apesar de penalizarem quase impedem as crianças de ser salvas, começarem a aplicar, como o Tribunal de Geórgia, penas deste tipo, provavelmente a excisão começará a decrescer radicalmente…

Sem comentários: