05 novembro 2006

Eleições presidenciais na Guiné-Bissau foram pervertidas?

(lembram-se da troïka?)

A fazer fé num artigo do Panapress, num despacho de Bissau, assim parece.
Segundo aquele órgão informativo africano, Kumba Yalá, entretanto regressado do auto-exílio de Marrocos onde esteve em tratamento – com que dinheiros? –, denunciou aos actuais dirigentes do PRS que foi impelido pela União Africana em apoiar “Nino” Vieira na 2ª volta das presidenciais de Junho de 2005 e, simultaneamente, alguém ,ou algumas pessoas, tentaram suborná-lo com cerca de 1,5 milhões de dólares que, o senhor do gorro vermelho rejeitou porque nunca seria corrompido.
Não duvido que Kumba Yalá não seja corrupto mas, tal como Fernando Casimiro pergunto onde é que foi buscar dinheiro para se manter cerca de um ano em Marrocos. Um católico receber apoio islâmico, assim, sem mais?!?!?!
Por outro lado, que moral tem Kumba para acusar "Nino" de traição e de menosprezar os seus homens desde que assumiu o cargo de presidente.
Também deveríamos saber quem são as personalidades corruptoras e quem dentro da União Africana queira ver a Guiné-Bissau escorregar para o descalabro social do pós-eleições.
Interessante que só agora tenha denunciado estas acções.
Interessante que só agora tenha denunciado estas acções. Esquece-se que foi um dos actores que levaram ao actual status quo juntamente com Francisco Fadul; e este também foi aconselhado a votar em "Nino"?
NOTA: Interessante que Kumba Yalá só se tenha pronunciado agora e a poucos dias da Guiné-Bissau se reunir com doadores internacionais para ajudar o país e em vésperas da reunião sino-africana de Cooperação. Para quem diz amar o seu povo…

2 comentários:

Anónimo disse...

São os jogadores de costume que baralham e voltam a dar as cartas na Guiné-Bissau, mas isso tem que acabar, ISSO VAI ACABAR!

Gostaria simplesmente de acrescentar que a referência à traição de Nino Vieira de que Kumba faz insinuação não é senão um acto de incitamento a acções de mais instabilidade social, principalmente por parte daqueles que detêm a força das armas e que são as referências mais próximas da alegada traição entre compadres!

Se quiserem ajustar contas, arranjem uns calções e vão para um ringue de boxe exibir os dotes de boxeur.

Basta de uso de armas de fogo para matar guineenses e destruír o país!

Estamos atentos e não deixaremos!

A mudança na Guiné-Bissau terá que ser através da elevação da consciência do nosso povo, na utilização dos seus direitos de cidadania para exigir o cumprimento das Leis da República conforme o que diz a CONSTITUIÇÃO!

O nosso povo tem que saber ver, (pensar) por ele próprio, o que está mal, denunciá-lo e consequentemente, participar na busca de respostas e soluções para resolver o problema.

Vamos continuar a trabalhar!

Didinho

Anónimo disse...

Acho que Didinho e Elcalmeida, não sabem o que estão a dizer. Ou estão cegos e surdos (sem que seja mã intensão para aqueles que o são por infelicidades)
Até as crianças de 5 anos sabem que o país está em estado que está, por causa do Sr chamado Nino Vieira. Julgo que 30 anos, não são 3 anos, idade com que se aprende falar. Vc devem estar a comer bem as custas e esqueceram o povo Guineense, coitados. Param 5 minutos e fazem a reflecção. No tempo de Nino, digam vc, em que aspecto e em que área a Guiné se desenvolveu? Pensam nos vossos netos ou bisneto. O quê deles amanhã. O quê que fizeram até hoje a não ser estragar e não construir.