16 novembro 2007

Amigos, amigos, língua à parte... ou como nem sempre a língua portuguesa é bem defendida

(Assim, como pode ele ver o interesse da língua… Foto dalgures)

"Para muitos foi um escândalo. Tê-lo-á sido? Eu explico. O senhor George W. Bush, presidente – ainda!! – dos EUA vetou uma proposta do Congresso, apresentada pelos democratas porque entre outros itens havia um que previa a criação de um museu-prisão (ou vice-versa), de uma escola de “bem navegar a todo o oceano” num catamaran e… a aprendizagem do português como segunda língua, nas escolas públicas.
O veto, segundo o ainda presidente, deveu-se ao facto destas propostas serem pouco exequíveis e pouco interessantes e serem também “projectos esbanjadores”.
Abespinharam-se os defensores, naturalmente, do português como língua falada por mais de 200 milhões de pessoas, nomeadamente nos órgãos de comunicação social portugueses (do Brasil ou dos outros países lusófonos nada ainda me apercebi) porque o português é só a 5ª língua mais falada do Mundo.
Por acaso os chineses que já a tornaram – ou estão em vias disso – obrigatória nas escolas públicas, consideram que o português dentro de poucos anos – talvez dentro de 15 a 25 anos – será uma das 3 mais faladas do Mundo.
Então é assim, senhor Bush, que se trata os amigos? Aqueles que estão sempre dispostos a abrirem-se para que tudo o que V. Exa. e seu séquito pedem – leia-se, exigem, – seja satisfeito. Onde está o “meu amigo José” dos Açores?
Mas… pensando bem…" (continuar a ler aqui ou que aqui foi publicado)
Publicado no /Colunistas, de hoje, com o título "Amigos, amigos, língua à parte"

1 comentário:

Anónimo disse...

hahahahah Essa é boa, 200 milhões falam português, me diga onde? Então o português é a quinta língua mais falada do mundo? hahahahaha faça me rir! O brasileiro é a sexta língua mais falada do mundo com 192 milhões de falantes, esse sua linguinha pobre e nojenta chamada portuguesa não chega nem na posição 70 da tabela de línguas mais faladas do mundo e dou menos de 50 anos pra ser extinta de vez.