17 abril 2009

Palancas Negras com novo quase ex-treinador…

O seleccionado angolano de futebol deixou de ter o senhor Mabi de Almeida como treinador depois deste ter sido exonerado do cargo pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes.

Ora, de acordo com a edição 331 do Semanário Angolense, de 11-17/4/2009, Mabi de Almeida terá assinado um contrato de 2 anos, o que se torna este despedimento um pouco estranho, além de Justino Fernandes ter anunciado, há dias, que a Comissão Técnica teria sido reforçada, e o portal da FAF também o reafirmar e ainda nada dizer sobre a exuneração, mas…

Para técnico dos Palancas Negras sobe o adjunto Zeca Amaral, que, salvo erro, treinou, até há pouco, o Benfica de Luanda. Saiu um treinador, Oliveira Gonçalves, subiu o adjunto, Mabi de Almeida, para treinador; sai o treinador mabi de Almeida, sobe o ajunto, Zeca Amaral, para a função de técnico principal. Um ciclo quase desmoralizante…

Ou seja, em vez de reprogramarem com cabeça, tronco e membros a casa dos Palancas, procurando primeiro um novo treinador – até porque não estamos em competição – e dar oportunidade de este preparar, quase de raiz, os nossos Palancas, o senhor Justino fernandes opta pelo mais fácil; despede treinador e “eleva” o adjunto. E isto entra num absurdo ciclo.

Se até pensarmos nos problemas familiares que a actual situação do seleccionador nacional estava a ter devido aos decepcionantes resultados da selecção (a edição online de O País, dava conta que o filho de Mabi de Almeida não ia á escola há 15 dias devido a insultos por parte de colegas devido à má da campanha dos Palancas).

Vamos aguardar que a FAF seja rápida na resolução deste intrincado problema. É que o CAN2010 já está ao virar da esquina, ou seja, já estamos quase no fim do primeiro semestre, e uma parte substancial dos jogadores estão em campeonatos cuja época acaba em Junho/Julho e só retoma em Julho/Agosto.

E, reconheçamos, numa altura em que os clubes estão a lutar pelos milhões das Ligas dos Campeões e das Taças europeias, por exemplo, ver os seus principais jogadores serem requisitados nessa altura, ou antes, para melhor entrosamento e evitar o que Mantorras ainda há dias denunciou, não será muito bem visto…

Sem comentários: