28 abril 2009

Reflexões sobre o Lobito…

Raramente aparecem notícias da minha cidade, mas quando aparecem são sempre para criar exclamação.

Há dias, o Académica Petróleos do Lobito mudou de treinador – foi buscar o demitido treinador do Benfica de Luanda (de quem já fui sócio e mantenho a minha costela de apoio e que procuro morada ou e-mail e não consigo apanhar) Agostinho Tramagal – e, surpreendetemente ou talvez não por causa da equipa que o seu opositor apresentou,
venceu o 1º de Agosto por 1-0. A primeira vitória e primeiros pontos desde o início do Girabola 2009. Infelizmente, na jornada imediata baqueou frente ao Desportivo da Huíla…

Li hoje no
Angola24Horas.com (A24H) uma notícia, sob o título “Caça as bruxas no porto do Lobito” e que, a fazer fé no referido artigo, me deixa consternado quanto à democraticidade e boa gestão das nossas autoridades e de quem os representa.

Segundo o A24H, alguns dos líderes dos trabalhadores de estiva do
porto do Lobito que em Setembro do ano passado terão levado a efeito uma greve estarão a ser demitidos e, um dos líderes, terá mesmo visto a sua foto estampada à entrada do porto com a expressão “persona não grata proibido entrar no porto do lobito”.

Segundo o artigo os “despachados” serão jovens trabalhadores, estudantes universitários e técnicos experientes nas áreas onde trabalham que têm como defeito o estarem a denunciar eventual deficiente gestão por parte da actual Administração do Porto do Lobito (ah! é assim em maiúsculas que se escreve, pelo menos o nome da cidade e não em letra pequena como estará no citado cartaz) liderada por um tal senhor Carlos Gomes, uma personalidade muito próxima de certos sectores do Poder.

Segundo o referido artigo, o poder do senhor Administrador, ou Director, é de tal ordem que, na prática, será o verdadeiro Administrador do Lobito já que grande parte dos fundos que suportarão a cidade provêem dos dividendos colhidos no antigo maior porto da África ocidental e, por esse facto, ninguém o quer “molestar” submetendo-se à sua eventual “boa vontade”.

Por outro lado, parece que a sua “boa vontade” não se ficará só pela Administração do Município, o que seria perfeitamente lógico, mas irá até, segundo documentos apresentados pela Comissão Sindical do Porto do Lobito, ao “pagamento de viagens a pessoas estranhas a empresa a compra de equipamentos para órgão de comunicação social do estado, oferta de viaturas”.

Parece que os “despedidos” – que pela lei nacional em vigor em Angola sobre as Greves (Lei n.º23/91 de 15 de Junho) não o poderão ser nem transferidos antes de decorrido um ano sobre a sua participação enquanto membros da comissão – já bateram a várias portas, incluindo as do partido maioritário, mas parece que se fecharam todas. Consta que a sua eventual aproximação a certa entidade é tão inquestionável que preferem nada ouvir, nada ver e… nada saber!

Sem comentários e muita reflexão!

Sem comentários: