24 agosto 2009

Quem explica eventual atentado a Luís Araújo?

(imagem N. Lusófonas)

"De acordo com o portal Angola24Horas, o activista angolano de Directos Humanos e dirigente do Associação SOS Habitat – Acção Solidária, Luís Araújo, terá apresentado ao Comandante da Esquadra da Policia Nacional do Benfica, Samba, Luanda, (com eventuais cópias ao Procurador Geral da Republica (PGR), ao Director Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e ao Director Provincial da Investigação Criminal – pelo que ninguém responsável poderá evocar desconhecimento da matéria) uma participação por eventual tentativa de atentado à sua pessoa.

Luís Araújo terá sabido do eventual acto através de um colaborador e funcionário da SOS Habitat que teria sido eventualmente convidado para “espiar” e, eventualmente, participar numa intentona contra o líder da SOS Habitat.

Na eventual participação judicial estará devidamente identificada a personalidade, que teria tentado “subornar” o funcionário da Associação SOS Habitat.

O acto em si, já naturalmente condenável, a confirmar-se – e aqui cabe à Polícia Nacional tomar todas as diligências necessárias de modo a levar o assunto até às últimas consequências e tomar as providências necessárias – torna-se ainda mais execrável porque o eventual denunciado será, segundo a denúncia, “um agente da investigação criminal, de origem da Província da Huila que se identificou pela língua nacional em que falaram como sendo de origem Nhaneca Humbi”.

Há que esclarecer rapidamente esta situação até porque não só está em causa uma vida humana como o respeito pelas Instituições que devem suportar um Estado mesmo que a proclamada e necessária Democracia possa ser só de fachada.

Não esquecer que Luís Araújo já terá feito esta denúncia pública, segundo terá afirmado na referida participação, quer através da Rádio Ecclésia – Emissora Católica de Angola quer através da Voz da América e, agora, através do portal noticioso
Angola24Horas.com. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui).
Publicado no como Manchete de hoje.

3 comentários:

Anónimo disse...

É preocupante o facto se analisado literalmente como se apresenta. Porém não custará chegar à conclusão que Luiz anda à procura de projecção (heroísmo?) internacional. Quando saiu de Angola, o argumento foi ameaça de morte. Surge num suspeito momento em que o governo planeava destruir "casebres". Luiz reaparece com os holofotes do partido FPD (em boa verdade patriota nenhum precisa de anunciar chegada à (no caso dele, suposta) terra. Fez um trabalho em advocacia social, que seria de louvar se fosse desinteressado. Abranda a poeira e, antes de perder a graça, Luiz levanta o velho guião da cena que bem conhece, o vício de chamar atenção: ameaça de morte. Ou pensa que somos todos distraídos, ou ao contrário do que diz (que ninguém é mais angolano do que ele)julga que por ser filho nascido em Angola de um caboverdiano e uma portuguesa é mais importante que a maioria bantu. TRiste, triste figura!
Domingos Viagem

Anónimo disse...

ese comentarista que me antecede é um malabarista. então que se submete á investigação judicial pela policia dum estado cujo governo abertamente contesta está a fabricar coisas? Diversão tem hora. a quem serves? O que te move? Porque é que então não tomas também o papel que o Luiz Araujo tem desempenhado na defesa dos seus compatriotas? Não brique com coisas sérias como a vida. Revele-se se tem coragem como o Luiz Araújo0 de enfrentar a ditadura e a gente do seu tipo que afinal só pode ser cumplice dessa ditadura.

Anónimo disse...

Malabarista ou não teve a justeza de assinar o que escreveu, mesmo que o nome possa ser um pseudónimo ou falso.
Disse
ELAN