27 janeiro 2005

747 da Taag arrestado em Joanesburgo


Esta retirei, com a devida vénia do AngoNotícias

Um Boeing 747 das linhas aéreas angolanas TAAG foi hoje apreendido no aeroporto de Joanesburgo por ordem de um tribunal sul-africano, deixando 230 passageiros sem voo para Luanda.
A apreensão - confirmada à Agência Lusa pelas autoridades sul-africanas - tem na sua origem um processo judicial movido contra o Estado angolano por um cidadão português residente na África do Sul.
Joaquim da Silva Augusto alega em documentos apresentados à Justiça sul-africana que a empresa estatal angolana Sacilda (Sociedade Angolana de Comércio Internacional Lda.) lhe deve mais de 3 milhões de randes (cerca de 390 mil euros), que se recusa a pagar apesar de condenada por um tribunal da Namíbia, país onde o queixoso residia e onde alegadamente a dívida deveria ter sido saldada.

O interessante disto é que o citado cidadão português, era o piloto do célebre avião acidentado, na Jamba, em 1989, que transportava, entre outros, João Soares – ex-presidente da Câmara de Lisboa e filho do antigo presidente Mário Soares -, Dr. Rui Gomes da Silva, o ministro que despoletou a saída do comentarista da TVI, Prof. Marcelo rebelo de Sousa, e de uma terceira pessoa que não me recordo.
Interessante, ainda, é que até hoje ninguém explicou, claramente porque é que o avião não conseguiu descolar, provocando o terrível e acidente.
Outro mistério como Camarate.


1 comentário:

Antropomorfo disse...

No entiendo, esa sociedad angolana de comercio internacional es la dueña de la línea aérea, cómo se requisa un avión, me parece muy extraño. Esto aparte de lo del piloto... Saludos