30 março 2005

Eleições no Zimbabwe

Image hosted by Photobucket.com
Zimbabwe vai ter eleições legislativas "e presidenciais" no próximo dia 31 de Março.
Sabe-se que vão ser uma das mais concorridas eleições que há memória no país.
Serão tão concorridas que, em vésperas do acto eleitoral, não se sabe se ganhará o Robert ou o Mugabe, nas presidenciais, ou se nas legislativas o vencedor será o ZANU ou o ZANU-PF
De uma coisa já temos quase a certeza. Haverá uma corrida às urnas na ordem dos 60% a 70% dos cerca de seis milhões eleitores e os vencedores obterão cerca dos 90% desses mesmos eleitores.
Não percebem; os zimbabweanos também não e o poder persiste.

Lembram-se de há uns apontamentos atrás ter escrito sobre um Ministro que desafiou Mugabe e foi liminarmente despedido.
Pois Jonathan Moyo, o tal ex-Ministro da Informação, e candidato às legislativas, está a ser acusado por Mugabe de estar a conspirar com um comandante do exército para uma tentativa de Golpe de Estado.

As eleições não vão ter observadores europeus nem americanos, por, segundo Mugabe, apoiarem a oposição liderada por Tsvangirai e pelo MDC, nem a presença de uma delegação sul-africana composta por Tsele, secretário-geral do Conselho Sul-africano das Igrejas nem de Ditlhake, secretário-geral do Conselho das ONG da SADC.
A liderar os observadores estará uma delegação da União Africana que, todavia, só poderá fazer o seu trabalho em 5 das 10 províncias zimbabweanas. Porque será?

Esperemos pelos resultados daqui a alguns dias; ou serão algumas semanas

Sem comentários: