25 março 2005

Macarronésia em peso na UE

V Image hosted by Photobucket.com Cabo Verde, um dos arquipélagos que formam a Macarronésia (Açores, Madeira, Canárias, são os outros arquipélagos) começa a sentir os efeitos desta sua integração espacial.
Segundo o Africanidades, a União Europeia (UE). decidiu que este estado africano (uma polemicazinha – Madeira e Canárias também são territórios geograficamente africanos) deveria beneficiar das acções do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (CEESA). Ora este centro integra programas de desenvolvimento da UE (o Interreg III B) destinado a regiões pertencentes a Estados-membros, situação que ainda não põe para Cabo Verde, apesar destes já terem feito sentir essa vontade.
O principal objectivo do CEESA está em melhorar a capacidade de intervenção dos agentes da economia dita solidária (aquela que não pertencendo ao Estado e nem visando o lucro promovem actividades económicas que beneficiam as comunidades menos favorecidas).
Um facto se revela. A UE está a dar uma clara prioridade e um Estado não-Europeu – e de certa forma, um pouco longe desse mesmo espaço, ao contrário de Marrocos e Argélia que já fizeram sentir a mesma vontade – em detrimento de outro Estado que, sendo euro-asiático, está claramente enquadrado, política, militar e economicamente, no espaço Euro, a Turquia.
Esperemos pela factura.

Sem comentários: