26 junho 2006

António Cardoso, poeta angolano, partiu!

Aquele corpo franzino e doente, mas intelectualmente lúcido e inteligente, não conseguiu vencer a sua última batalha e disse adeus à sua amada pátria angolana, ontem, em Lisboa.
A sua última grande intervenção político-social aconteceu em 25 de Novembro na adiada eleição para os Corpos Gerentes da Casa de Angola quando, no meio da sala, calou toda uma turba exaltada com estas sensatas palavras:
Assim não vamos a lado nenhum e não defendemos nem o nosso país nem este bocadinho que é a Casa de Angola.
A Casa de Angola é um cochicho no meio disto tudo, mas assim só dá um exemplo horrível da democracia que queremos, ao contrário do que deve fazer que é ter como lema a fraternidade e saber ultrapassar ressentimentos e complexo, coisas que se herdaram do passado infeliz.
Não tenho uma solução na mão, há a Lista A e a Lista B, a mim fica-me a impressão de que a Lista B foi muito negligente, pois se quer disputar e ama a Casa de Angola então que o saiba fazer se, ser com rasteira que conquiste a sua dama. Se a Lista A quer estar no poder, e acho que tem o melhor projecto, se for eleita assim, fica sempre inevitavelmente uma sombra digamos de aproveitamento de jogo quase sujo, ou aparentemente sujo; então tem aqui um momento exemplar para tentarmos sair do buraco.
Que escolham os mais competentes das duas listas e façam uma de consenso.

Acabou, de imediato, com a confusão e a maka que se registava naquele dia mas não conseguiu unir as duas Listas.
Só por curiosidade, ganhou a Lista A no sereno e democrático escrutínio que se seguiu em Dezembro seguinte.
E, também só por curiosidade, na sua editora em Portugal, a Editora Caminho, não se encontra qualquer referência a este insigne poeta e revolucionário angolano, nem tão-pouco à obra “Poemas de Circunstância”, um livro editado em Portugal por aquela editora “Resultados da pesquisa por "Nome de autor" contendo a expressão "António Cardoso" "0 ocorrência(s)" ”.
Até sempre António Cardoso!!!

1 comentário:

redonda disse...

Cheguei aqui numa pesquisa do Google porque estava à procura de saber mais sobre António Cardoso - estou a ler os livros da colecção autores ultramarinos que agora estão a ser oferecidos com o Semanário Sol (compro o jornal por causa dos livros). Gostei de ficar a saber mais sobre o autor e vou tentar voltar.
Gabriela