12 setembro 2007

O compromisso de Namibe altera GURN; e as movimentações na CS

Uma das principais cláusulas do Memorando de Entendimento para Cabinda, assinado no Namibe em Agosto de 2006, entre os representantes do enclave de Cabinda e o Governo de Luanda foi, finalmente, implementado.
Desde segunda-feira que o GURN passou a incorporar membros do Fórum Cabindês para o Diálogo.
António Bento Bembe é o novo Ministro sem Pasta. Outros cabindenses, ou supostamente cabindenses – a não serem é o descrédito total do Memorando – também fazem parte do GURN. Destacam-se José Gualter dos Remédios Inocêncio é o vice-Ministro dos petróleos. Segundo Raul Danda, José Inocêncio é um cabo-verdiano – em circunstâncias ditas normais seria natural que um cabo-verdiano tivesse obtido a nacionalidade angolana e pelas suas qualidades ascendido a uma pasta Governamental, mas no caso concreto… – que sempre trabalhou para a segurança, já esteve apontado como alguém que se quis infiltrar no PDP-ANA e no partido FpD e que depois quis minar a Associação Tratado de Simulambuco em Portugal; José Bamoquina Zau, para vice-Ministro do Interior; André de Jesus Moda, como vice-Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para a área dos recursos florestais; Macários Romão Lembe, é o novo vice-Governador da província de Cabinda; e, por fim, o general Maurício Amado Zulo, empossado como vice-chefe do Estado Maior General das FAA para a área social.
Novos membros governamentais só para um ano(?), dado que, de acordo com o calendário eleitoral(?), em 2008(?), haverão eleições legislativas…
Aproveitando a deixa o presidente Eduardo dos Santos procedeu a outras remodelações.
Assim, Pedro Luís da Fonseca, foi empossado com o cargo de vice-Ministro do Planeamento; José Joana André, para vice-Ministro das Obras Públicas; Gilberto Buta Lutukuta, é o novo embaixador de Angola na República da Côte-d’Ivoire, substituindo o malogrado embaixador Carlos Belli-Bello; Pedro de Morais Neto, vai para embaixador na República da Zâmbia, e de Pedro Fernando Mavunza, é o novo embaixador na República do Congo.
Além dos ministeriáveis e dos embaixadores de realçar que o Ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, decidiu que nas embaixadas deveriam estar elementos da CS como adidos para a informação em vez de certo tipo de pára-quedistas que nada sabem do assunto. Para Lisboa foi nomeado Estêvão Alberto.

2 comentários:

Anónimo disse...

ok, concordo, mais pergunto para que essas mudanças e logo agora?

Anónimo disse...

Não Sabia que o Lider do MPLA também tira quem ele quer? Achava que todos nos do M, Seriamos privilegiado, Mas não é nada, to perceber que manda no M, é JES. HEHEHEHE.