09 outubro 2009

Barak Obama, Prémio Nobel da Paz 2009!

(imagem Internet e já aqui anteriormente divulgada)


Em Oslo (ao contrário dos restantes são os académicos noruegueses que atribuem o Prémio Nobel da Paz) foi hoje anunciado que o Prémio Nobel da Paz 2009 foi atribuído a Barak Obama, presidente dos EUA.

De acordo com os responsáveis da Academia, o presidente Obama mereceu este Prémio devido aos “seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos, capturar a atenção de todo o mundo e dar ao seu povo esperança para um futuro melhor», fundamentou a sua diplomacia «no conceito de que os que lideram o mundo devem fazê-lo com base nos valores partilhados pela maioria da população mundial», tem-se mostrado um trabalhador incansável para que exista um «mundo sem armas nucleares» e, enquanto presidente criou «um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral recuperou uma posição de destaque, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras entidades internacionais».

Como irão reagir os seus detractores e aqueles que vêem nele um “perigoso” pacifista que quer a existência – tão rápida quanto possível – de dois Estados e dois Países na Região da Conflitualidade, ou seja, Israel e Palestina irmanados num mesmo ideal, a convivência pacífica entre ambos.

Sabe-se que em Israel e na Palestina, por razões diferentes, há quem não o deseje; tal como nos EUA, diga-se…

2 comentários:

Calcinhas de Luanda disse...

Coitadinho de Zedu, foi comido na corrida ao Nobel da Paz pelo Obama!

Rildo Ferreira dos Santos disse...

Meu amigo, Eric Hobsbawn escreveu em Democracia, Globalização e Terrorismo que devemos desconfiar de toda e qualquer ajuda pacifista, porque sempre é traduzida como uma forma de impor uma cultura como se aquela que é boa para o pacificador, será igualmente boa para os pacificandos. Eu tenho esperanças que o governo de Obama seja uma releitura da política e dos conceitos estadunidenses, mas não achei justo o destino do prêmio pelos resultados obtidos.
Um abraço.