01 setembro 2012

Já há resultados oficiais…


(antiga imagem d' O Apostolado)

A CNE já está a divulgar os resultados oficiais parciais e provisórios a nível nacional e das províncias.

Deles, o que ressalta à primeira vista é a elevada abstenção que terá ocorrido nas principais províncias (pelas minhas contas iniciais e que, parece, não ouvi mas já li algures, a CNE terá dado os mesmos valores, a abstenção terá sido na ordem dos 40%), a que se juntam os votos nulos e brancos que, apesar de tudo, não são tão poucos assim, embora aceitáveis.

Na minha perspectiva a confirmarem-se estes preocupantes dados da abstenção, parece-me que terão sido a UNITA e a CASA-CE os mais prejudicados, principalmente a primeira.

Os ziguezagueando de Samakuva em vésperas de eleições não ajudaram a clarificar as dúvidas – legítimas, diga-se, – de muitos eleitores quanto à validade e transparência do acto eleitoral.

A ideia de “hoje não vamos” e depois “hoje vamos, mas já sob protesto” não terá ajudado os espíritos mais intimidados de alguns quantos – pelos vistos, muitos, – eleitores…

A UNITA demonstrou, e nisso foi acompanhada por outros partidos da Oposição, uma gritante falta de visão política e, principalmente, de um forte acompanhamento e assessoria marquetista, ao contrário do MPLA que se fez acompanhar por reconhecidos marqueteiros brasileiros – a equipa que assessorou o MPLA terá sido a mesma que fez eleger Lula da Silva e Dilma Roussef e fala-se que fizeram-se pagar em 60 milhões de dólares.

É altura da nossa Oposição começar a profissionalizar-se, se quiser evitar que o MPLA continue a apresentar os números eleitorais que apresentam e que são apanágio de autocracias.

Mas se a Oposição é a principal prejudicada, não está só; a Democracia também é a grande lesada e, com ela, todos nós!

Nenhuma Democracia, estabilizada e eficaz, apresenta partidos com 75 a 80% de votos globais e nacionais. Podem-no ser locais, mas nacionais, é quase impossível. Creio que o próprio MPLA não deseja estar incluído naquele grupo e dificilmente deixará de estar, enquanto a Oposição mantiver a liderá-la pessoas que, embora interessadas e honestas, não passam de líderes amadores ou insuficientemente assessorados…

A Oposição, nomeadamente a UNITA e a CASA-CE, aquelas que mais têm expressão a nível nacional, vão agora ter 5 anos para se melhor prepararem para 2017. Mas quando se fala em 2017, significa que devem começar já e não esperar pela última hora como alunos cábulas e que se aportam de artifícios (ardis, cábula,) para irem a exame!

Sem comentários: