21 junho 2006

Televisão australiana pode demitir ministros?

Estranho, mas parece que sim!!!
Não sei nem conheço o conteúdo do documentário da televisão australiana, no caso o “Four Corners” transmitido pelo canal ABC, para levar o presidente Xanana Gusmão a exigir a demissão do primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri, invocando quebra de confiança após o visionamento do citado documentário!!!
Mas uma televisão estrangeira ter a capacidade para “impor” a um presidente de, supostamente, um país independente uma demissão de um primeiro-ministro é, no mínimo, estranho e espantoso.
Uma vez mais só se pode concluir que é a Austrália que impõe o modus vivendi político timorense e não os timorenses.
Só assim se compreende que forças australianas exigissem a entrega da arma de um polícia português do GOE’s que acompanhava D. Duarte Pio, após visita ao presidente timorense, em viatura da embaixada de Portugal, devidamente identificada e com matrícula diplomática, enquanto muitos “camiões e carros que passavam por nós, e que não eram controlados”.
Ou seja, a Austrália comporta-se, não como um país amigo que tenta ajudar a criar condições para a paz social, mas tão só como força ocupante.
E a CPLP e o governo português, nomeadamente o seu ministro dos negócios estrangeiros – é, pelos vistos de Timor não chegam negócios – vêem e calam!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

O que realmente foi chato, foi os australianos não levarem o Pio para casa lol..., IO.

Anónimo disse...

Duarte Pio aldrabão http://www.duarteotretas.blogspot.com/ vai a bardamerda!