16 maio 2007

Pesca com granadas?

(um pesacdor santomense, foto via RTP-África; ©Elcalmeida)
Parece mentira e em pleno século XXI mas foi isto o que acabei de ouvir na primeira edição do programa “Repórter” da RTP-África de hoje.
Segundo aquela emissora televisiva portuguesa que, por vezes, nos oferece produtos genuinamente africanos, há no sul de São Tomé quem utilize granadas(?!?!) como instrumento auxiliar de pesca havendo já pescadores e autarquias locais a quererem tomar uma posição de força junto do Governo Central.
Compreendo esta posição.
O que já não entendo é porque precisam de esperar uma tomada de posição do Governo central e não o tomam as autarquias através das autoridades locais e regionais.
E depois como se entende que num País onde, felizmente, quase não houveram crises – e as militares que houveram foram pontuais – existam em mãos de pescadores granadas para uso piscatório.
Quero crer que deverão ser artefactos pirotécnicos com efeitos semelhantes a granadas e não estas. Permitam-me esta ingenuidade em querer crer nisto.
Caso contrário, donde virão elas e como os pescadores têm capacidade financeira – eles que tanto reclamam das dificuldades em vender os seus produtos piscatórios e da difícil sobrevivência do pescado – para comprar granadas?
Que as autoridades santomenses vejam quem anda a armar quem, como e porquê…

1 comentário:

Brigida Rocha Brito disse...

Ah... mas esta é uma prática que não é nova... apesar de só agora aparecer noticiada... :-( mau em todo o sentido! bjs