10 maio 2007

Com o mesmo DJ…

… ou talvez por isso mesmo, parece que no salão o disco vai mudar mas a música será a mesma.
Os timorenses escolherem e agora terão que arcar com a escolha.
Fizeram-na, de certeza, responsável e conscientemente esperando que todos respeitem a sua vontade, qualquer que ela seja.
Parece que sai Xanana e entra Ramos-Horta, salvo alguma surpresa de última hora como aconteceu na 1ª volta em que parecia tudo definido e quando chegaram os votos interior o resultado era bem diferente…
Esperemos que o DJ, apesar de tudo, respeite a vontade dos “bailarinos” que vivem a norte.
Manter 1000 homens no país porque querem, mesmo que seja sob pretexto de ocorrer umas legislativas calmas é minorar a inteligência e a vontade do povo timorense.
Os australianos parecem que já esqueceram a 2ª Guerra Mundial e a tareia que os japoneses – e mais recentemente, os indonésios, – sofreram nas montanhas timorenses.
Se os políticos, por vezes, têm memória curta, os povos não!
É que os timorenses já mostraram saberem ser pacientes, mas, também, muito sagazes e não gostam que lhes tomem por tolos…
.
NOTA: E parece estar confirmado que José Ramos-Horta é o 2º presidente de Timor-Lorosae e pareceu, por uma entrevista dada, em português - repito, em português -, que quer colidir com interesses australianos ao contestar a atitude australiana quanto ao major Reinado.
Das duas uma, ou os australianos - que viram um seu avião de espionagem cair em Timor-Leste - parecem não querer que Reinado seja apanhado vivo - porque será? - ou Ramos-Horta acha que mais vale tê-lo na mão vivo que cantar como um passarinho semi-livre.
Vamos ver como será o resultado final. O certo é que um dos contestatários do ainda premiê timorense, o deputado Leandro Issac disse ter votado em Ramos-Horta sem que o incomodassem.

2 comentários:

Orlando Castro disse...

“O Governo australiano que continua a manifestar-se contra a independência de Timor-Leste está a passar-nos um atestado de menoridade”, dizia-me Xanana Gusmão em 13 de Fevereiro de 1999 (entrevista publicada no Jornal de Notícias).

É tudo uma questão de memória, como dizes.

ELCAlmeida disse...

Pois...
e aqui entra o velho adágio médico-popular devidamente tratado, "faz o que eu digo, esquece o que eu pensei".
Kandandu
EA