Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desporto. Mostrar todas as mensagens

18 janeiro 2013

O doping de Armstrong


(imagem via Internet)

O senhor Lance Armstrong, ciclista que terá vencido o Tour de France por 7 (SETE) vezes assumiu, em entrevista à apresentadora e fazedora de emoções e notícias (talvez a mais importante dos EUA), Oprah Winfrey, que se dopou durante as referidas provas ciclistas, embora, desde 2005, creio, que isso não se verificava.
 Foi o fim de um mito. Todavia…


Todavia, e pessoalmente, não condeno o atleta (este atleta) por se ter dopado.

Condeno, e deveriam responder em juízo, os delegados e os laboratórios internacionais e da União Ciclista Internacional (UCI) que nunca - NUNCA - detectaram a dopagem fosse nas provas ciclistas (e recordo que este ciclista esteve na Volta ao Algarve e que o laboratório que o verificou é assumido pelo seu responsável como um dos melhores da Europa, o português, ao ponto de ter quase destruído carreiras de atletas lusos), quer nos Jogos Olímpicos.

Só foi descoberto devido a colegas que "botaram a boca no trombone" e, ainda por cima, no seu próprio País.

Estes dirigentes laboratoriais deveriam ser todos responsabilizados juridicamente.

Quem nos garante que em outras modalidades estas dopagens não existem?

Tem havido várias acusações nesse sentido, nomeadamente, por quando dos antigos países socialistas e, mais recentemente, com provas já dadas e aferidas pelos próprios, em atletas chineses.

É altura de alguém voltar a tentar humanizar o desporto!

24 outubro 2012

Assim se faz jornalismo!


Ontem o Jornal de Desportos – que, por acaso, até era da área do governamental, o melhorzinho – fez emergir Lance Amstrong, o ciclista caído em desgraça, como Niel Amstrong, o primeiro Homem que terá alunado e pisado na Lua.

Hoje o mesmo jornal, já colocou a foto correcta.

Nada como as páginas sociais para mostrar que fazer jornalismo sem Jornalistas, é impossível!

08 junho 2012

Carta aberta ao Governo: se todos somos angolanos… (artigo)

"Diz a nossa Constituição, no seu art.º 9, e entre outros itens, que é Angolano todo o cidadão que tenha por origem ser filho de pai ou de mãe de nacionalidade angolana, ser nascido em Angola ou no estrangeiro.

Ora, se todos somos Angolanos, independentemente do lugar onde estivermos – o nº 4 deste mesmo artigo isso o reforça quando diz que “Nenhum cidadão angolano de origem pode ser privado da nacionalidade originária!” – não se compreende que não usufruam de todos os direitos que a eles deveriam estar subjacentes.

Não, caros ilustres membros do Governo da República, não vou falar na tão abordada quanto já estéril discussão do direito dos angolanos na Diáspora em participar no mais alto dever de um angolano, enquanto cidadão, que é votar!

Não, desta vez, dou descanso quanto a isso.

Caros ilustres membros do Governo da República; a cidadania faz-se por diversas vias e através de diversos caminhos.

Um dos caminhos é a nossa participação no apoio às nossas selecções nas diversas modalidades quer através das nossas idas aos estádios e pavilhões quer, e no caso das Diásporas, ainda mais, por via do acompanhamento das emissões televisionadas das diferentes actividades lúdicas, como, por exemplo, dos jogos da nossa selecção de futebol – entre outras modalidades – quer para o CAN quer para os Mundiais de Futebol.

Por isso não se entende que uma importante partida do nosso seleccionado – tão importante que conjuga CAN e eliminatórias para o Mundial – não  tenha sido (re)transmitido pela nossa – e única – televisão nacional, a TPA, para a enorme comunidade que (sobre)vive no exterior. (...)" (continuar a ler aqui)

Publicado no semanário Novo Jornal, ed. 229, de hoje, pág. 30

Comentário: O artigo acima foi pensado e elaborado como protesto pela não transmissão do jogo Angola-Uganda pela TPA Internacional para a grande comunidade angolano no exterior.
Um qualquer jogo das nossas selecções, quaisquer que sejam as modalidades são um elo de ligação entre nós e a terra-mãe e por via disso uma forma de nos sentimos em casa.
Já no domingo, ao princípio da noite me tinha informado que constava que os direitos televisivos teriam sido “vendidos” a uma produtora independente, facto confirmado pelos editores do Novo Jornal quando, no final do artigo colocaram uma N.de R. onde isso mesmo constava que cito: Os direitos de transmissão são pertença da «Sport Five».Só comprando tais direitos a TPA podia estender o sinal à diáspora.
Nada demais; quem paga mais tem o produto.
Só que isto não é um produto qualquer. É uma representação nacional que est(á)ava em jogo. Reafirmo, um elo de ligação à Nação.
Em outros países, também os direitos podem ser – e em alguns casos, são – vendidos a independentes. Mas a lei impõe que, nos casos onde entre a selecção nacional, as transmissões devem ser facultados a canais abertos.
Mais se estranha quando a TPA, no seu portal, alardeava que era o órgão de comunicação social com mais operacionais o que me leva a supor que, provavelmente, os direitos foram para a tal entidade mas quem produziu e transmitiu foram meios da TPA.
O que, nesta situação, e caso fosse verdade, seria ainda mais lamentável.
Posso e espero estar enganado. Só não entendo porque tantos meios, porque a entidade transmissora é que, normalmente, disponibiliza mais meios.
Ficamos a aguardar que o Governo tome as devidas providências!
Não só para o exterior como, também, para dentro do País. O nosso Povo não é tão rico que possa dispor de canais pagos para ver a Selecção!

01 abril 2012

Quando o futebol pode ser um “hino”

(da Internet)

Ontem tive o prazer de ver dois bons jogos e com o mesmo resultado: 2-1

À tarde, na TPA Internacional, o Kabuscorp-Libolo, com a vitória dos actuais campeões angolanos (Libolo) e com o internacional brasileiro – ainda agora chegou e já enverga a faixa de capitão?!?!?! – Rivaldo a marcar o golo do Kabuscorp.

À noite, na SporTV, um enorme jogo entre dois candidatos ao título lusitano, o Benfica-Braga.

Como benfiquista adorei o resultado; como observador independente, que também sei ser nestes casos, acho que o Braga não merecia a derrota.

Resumindo, quando os jogadores querem – e os dirigentes deixam o futebol consegue ser um hino ao desporto!

24 março 2012

Onde anda o dinheiro de Cabinda?

Este é um preocupante artigo da última edição do Semanário Angolense (ed. 458, p.42) e assinada por Paulo Possas.

Preocupante, não a falta de fundos da Chevron - provavelmente devem ter canalizado, os mesmos, para limpar a trampa que parecem ter feito junto das costas cabindenses - mas porque uma parte significativa dos fundos do petróleo, conforme foi outorgado no acordo de Namibe, deveria ser canalizado para a província.

E, pelos vistos, parece que o governo provincial não deve ter esses fundos ou, por certo e de contrário, não permitiria este artigo.

É que, e toda a gente o sabe, o desporto, em geral, e o futebol, em particular, são veículos fomentadores de turismo e de propaganda cívica.

Penso eu de que...

14 dezembro 2011

Mundial de Andebol Feminino: Angola escorrega…

(imagem ANGOP)

No Mundial que decorre no Brasil (Santos e S- Paulo) as nossas damas do andebol não conseguiram passar dos quartos-final e baquearam perante a Dinamarca por 23-28.

As nossas andebolistas não caíram; somente escorregaram e podem ainda melhorar o 7º do Mundial anterior, e preparem-se psicologicamente para fazerem um grande torneio nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Até porque a nossa opositora, que também escorregou nos quartos foi a Rússia, que é só e ainda, a campeã em título...

02 outubro 2011

Afrobasket feminino 2011: Angola, Campeã

©Fiba-Afrique.com

Angola sagrou-se, hoje, em Bamako, Mali, campeã africana de basquete ao vencer na final, por 62-54 (32-26 ao intervalo), a forte e anterior seleccionado campeã feminino, a do Senegal, vingando-se assim, da final do últimos Jogos Africanos, de Moçambique.

Recordemos que as nossas campeãs tinham sido medalha de bronze no Campeonato de 2009, em Antananarivo, Madagáscar.

Com este triunfo Angola vai representar África nos Jogos Olímpicos de Londres, enquanto o Senegal vai disputar a liguilla de acesso aos Jogos.

Mundial de hóquei S. Juan 2011 - Classificação final


Espanha campeã e Angola no 11º lugar, bem aquém das expectativas de melhorar a último 6ª posição. Parabéns ao espectacular 4º lugar de Moçambique!

O hoquista moçambicano Carlos Saraiva foi o segundo melhor marcador da prova, logo atrás do argentino Pablo Alvarez.

E adeus, até ao 41º Campeonato... em Angola, em Setembro de 2013! (a primeira vez fora da Europa e da América latina)

19 setembro 2011

Jogos Africanos Maputo 2011 - Classificação final de Medalhas


Dos 4 países afro-lusófonos, só Cabo Verde não conseguiu arrecadar qualquer medalha, embora estivesse perto, por mais de uma vez.

Fonte: http://196.28.226.22/ENG/ZZ/ZZS100A_@@@@@@@@@@@@@@@@@ENG.htm

03 setembro 2011

10º Jogos Africanos em Moçambique, Maputo-2011

Inicia-se oficialmente, amanha, 3 de Setembro os X Jogos Africanos Maputo-2011 com a cerimónia de abertura dos jogos no novo Estádio Nacional.

Hoje, houve a apresentação oficial da comitiva moçambicana ao presidente Armando Guebuza que pediu empenho dos atletas em prole do nome do País e que, se possível, o contemple com medalhas, recordando o feito das senhoras do basquetebol feminino que há vinte anos conquistaram o ouro nos Jogos Africanos de Cairo-1991. “Têm aqui uma oportunidade para fazerem história e para, através dos vossos resultados, ficarem associados às honras e glórias que estes Jogos vão registar. Os medalhistas aqui presentes servem de referência e de encorajamento para cada um de vós lhes seguir na peugada”, sublinhou o Chefe do Estado moçambicano.

Mas se o líder moçambicano pediu empenho aos atletas também o fez ao público, em geral, ao exortar a todos os moçambicanos para convergirem aos recintos dos Jogos para apoiarem os nossos atletas e para fazerem festas memoráveis, festas que dignifiquem Moçambique e o nosso continente”.

Mas se a apresentação oficial é amanhã já hoje aconteceram algumas actividades desportivas como o basquetebol feminino, no pavilhão do Desportivo de Maputo, entre as senhoras de Angola e do Senegal, com a vitória das angolanas por 56-52 (20-27 ao intervalo) o que espelha quão foi equilibrada esta partida. Ainda em basquetebol, a selecção da Costa do Marfim venceu ao Mali por 68-28, enquanto a Argélia bateu a sua congénere da Nigéria por 48-40. A jornada termina esta noite com o desafio que opõe a selecção anfitriã à do Zimbabué.

Já a contar para a modalidade de Voleibol, a selecção moçambicana estreou-se, no pavilhão do Maxaquene, com derrota, por 0-3 (parciais de 20-25, 16-25 e 17-25), face à sua congénere da Nigéria. Por sua vez o Quénia, próximo adversário das Mambas, derrotou a equipa das Ilhas Seycheles, também por 3-0 (25-22, 25-13 e 25-23).

Fonte Sapo.mz

Publicado na secção de "Desporto" do Notícias Lusófonas, de ontem (http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=29415&catogory=Desporto)

21 novembro 2010

Fim-de-semana desportivo gordo para lobitangas

(salinas do Lobito)

Apesar do saldo final se ficar por um empate e uma derrota, a cidade dos flamingos (onde é que eles param?) teve um fim-de-semana desportivo interessante.

No futebol, a Académica do Lobito foi empatar no Bengo com Demant FC a uma bola para a primeira-mão do apuramento da terceira equipa a subir ao Girabola. Para subir a equipa lobitanga tem de vencer a próxima jornada porque em caso de novo empate terão de ir à marca das grandes penalidades.

Em andebol e a contar para as meias-finais da Taça de Angola, em femininos, a equipa Electro do Lobito baqueou perante o Petro de Luanda, actuais detentoras do título nacional, por 21-30. De notar que a final oporá as “petrolíferas” às senhoras do 1º de Agosto que afastaram o ASA por 28-23.

27 setembro 2009

Petro adia e Libolo confirma

(Ainda não foi hoje que o Petro colocou as faixas de campeão; quem sabe se não haverá surpresas e o Benfica de Luanda ainda lá chega... – situação actual)

Depois de ter imposto um nulo na passada quarta-feira à Selecção Nacional, o Recreativo do Libolo foi ao Estádio da Cidadela obrigar o Atlético Petróleos (Petro) de Luanda a esperar por mais uma jornada para saber se vai conquistar o bicampeonato e o seu 15º Girabola.

Com a vitória desta tarde, por 1-0, golo de Nandinho, o Recreativo do Libolo aproximou-se do Benfica de Luanda, que esta época está a fazer um campeonato interessante, e do 1º de Agosto, colocando o 2º lugar em discussão até ao final do Campeonato.

De assinalar a péssima carreira que as duas equipas de Benguela estão a fazer principalmente, agora, que vão ter um Estádio que, como aconteceu com o Europeu de Portugal, em 2004, se vai tornar, após o CAN2010, num elefante branco sem actividade futebolística de relevo caso não invertam a actual campanha.

A Académica Petróleos do Lobito ocupa, desde o início, a última posição do Campeonato enquanto o histórico 1º de Maio, de Benguela, um dos primeiros campeões da Angola independente, está no lugar imediato. Dado que o Girabola vai passar a ter mais equipas, fala-se que os últimos classificados irão participar, com os segundos classificados da antiga Segundona, num mini-campeonato para definirem quem serão as duas equipas que irão também participar no novo figurino do Girabola.

Notícia hoje publicada no Notícias Lusófonas, sob o título “Petro adia campeonato e Recreativo do Libolo confirma”.

De acordo com o que o Director do NL, Norberto Hossi, me informou, é interesse do NL criar uma secção desportiva no portal da Lusofonia para publicar notícias de interesse desportivo dos países da comunidade lusófona. Por isso quem estiver interessado em ver notícias desportivas do seu país no NL deverá enviar para o mesmo essas notícias através do e-mail que creio estar em local visível no respectivo portal!

16 agosto 2009

Afrobasquete, Angola e vão 10!

(Os campeões; imagens FIBA-Africa/Afrobasquete Líbia 2009)

Angola conquistou a 10ª taça Africana de Basquete após vencer na final a selecção de Cote d’Ivoire (Costa do Marfim) por 82-72 (podem aceder ao filme do jogo por aqui – a meio da página, lado esquerdo)

A Tunísia, que venceu os Camarões (83-68) fechou o pódio e, tal como a Costa do Marfim vai jogar as preliminares de acesso ao Campeonato do Mundo. Angola, como campeã continental tem acesso directo.

Já agora os vencedores de pontos foi Jeff Xavier, de Cabo Verde, com uma média de 27,2 pontos; nos ressaltos foi Robert Stanley THOMSON, do Ruanda, com uma média de 11,4; e nos passes decisivos foi o senegalês Babacar CISSE, com 6,6 passes; de notar que, ao contrário do que pensava, pelos vistos Portugal também participou no torneio, dado que o terceiro melhor "passador", foi A(rmando). Costa (POR)(!!!!) com 4,7, (conforme imagem ao lado; já se sabia que Kadhafi adora Sócrates, mas tanto…).

Nota: Só hoje pude colocar este apontamento de felicitações às “Palancas Saltitantes” porque, e uma vez mais, fora da capital portuguesa a TMN deixou-me pendurado… – tal como com a luz eléctrica, quando há um pouco de trovoada no interior de Portugal, tudo fica completamente “out” o que demonstra o quanto Portugal ainda está em patamares inferiores ao contrário do que alguns querem fazer crer!

11 agosto 2009

Nome para estádio: Heróis da Libertação

(Um dos Estádios do CAN2010; imagem ©O País)


O Governo Provincial de Luanda (GPL) está lançar um concurso para dar nome ao Estádio Municipal de Luanda (ou Nacional, ou… Provincial – em qualquer dos casos um dos Estádios do CAN2010) que está a ser concluído em Camana, município do Kilamba Kiaxi.

O concurso vai decorrer até 25 de Agosto próximo, em carta fechada, para a Direcção Provincial da Juventude e Desportos de Luanda.

Se me permitem deixo o meu contributo que é válido para todas as sensibilidades políticas nacionais: Heróis da Libertação.

Se alguém quiser aproveitar o nome e concorrer, faça-o à vontade. Porque quem está fora e sem a morada disponível é um pouco difícil fazê-lo…

10 agosto 2009

Afrobasquete 2009, começou a 2ª fase

Na Líbia começou a segunda fase do Afrobasquete2009, na Líbia, com Angola a ganhar à selecção da casa por 91-58.

Entretanto, no segundo jogo da segunda fase, Angola vence ao fim do terceiro período – estou a seguir via
ANGOP porque fora de Lisboa só assim – a equipa de Cote d’Iviore, por 70-49 (resultado final 88-61). Angola e a Nigéria são as únicas equipas invictas, e ambas no Grupo E desta fase, e com quem se vai defrontar amanhã.

Nesta segunda fase de destacar a estranha e injustificada ausência de Cabo Verde que depois de vergar a campeã norte-africana, em título, Tunísia, perdeu os dois jogos seguintes embora, o último pela diferença de um triplo.

Por esse facto Cabo Verde, a terceira classificada do Afrobasquete de Angola e finalista vencida dos II Jogos da Lusofonia, vai, juntamente com Moçambique, discutir a classificativa, ou seja, os 4 últimos lugares, sendo que o primeiro jogo opõe as duas equipas lusófonas.

Esperemos voltar a ver Cabo Verde nos próximos Afrobasquete e a discutir os primeiros lugares que dão acesso ao Mundial.

05 agosto 2009

Começou o AfroBasquete 2009, masculino

(imagem FIBA-Afrique)

Angola iniciou o XV Campeonato Africano de Basquetebol, o Afrobasquete 2009, na Líbia, com uma vitória, embora um pouco mais difícil do que se esperava – ou talvez não quando se converte menos de 50% dos lançamentos de 3 pontos (e foram cerca de 20) –, sobre o Mali (79-74).

Moçambique, no mesmo grupo de Angola, baqueou face ao Egipto.

Infelizmente não sei os resultados porque o portal do Afrobasquete está desactualizado (e nem
aqui ou aqui ou aqui moçambicanas) e as Televisões que, previsivelmente, poderiam transmitir os Jogos (Eurosport, e as lusas SportTV e RTP-África) mostram parecer que estão distraídas; pelo menos o jogo de Angola só foi transmitido, e com pequeno, curto é certo, atraso pela TPA Internacional.

Quanto à Eurosport até se entende dado que, salvo erro e creio que ainda se mantém essa linha, privilegia a francofonia e Angola, embora membro-observador, não passa disso mesmo. Já e SportTV talvez por razões de programação – a repetição do jogo entre o Real Madrid e uma equipa árabe, penso, para o "Peace Cup" é mais importante para esta empresa – admite-se a sua não transmissão, mas que a RTP-África, uma canal dito para África, não o fazer já não se entende dado Angola ser um país africano e lusófono.

Ou será que na RTP acham, como a antiga candidata a vice-presidente dos EUA, a conservadora Sarah Palin, que África é um País?

Também Cabo Verde
iniciou bem a sua participação ao bater a Tunísia, campeão da Liga Árabe, por concludentes 71-52

18 julho 2009

Da hipótese do Ouro à vergonha no Bronze

Não seria vergonha nenhuma se tivéssemos ganho só o Bronze porque os outros foram melhores. Mas quando acontecem situações como as que todos vimos na televisão no jogo Portugal-Angola,…

Devemos saber ganhar para saber perder. Mas se não conseguirmos ou tivermos capacidade para ganhar pelo menos saibamos honrar a derrota para honrarmos o nome do País!

Mas parece-me que a FAF terá muito de explicar aos nossos atletas o que significa, primeiro competir, depois ganhar, ou tentar ganhar, para saber perder.

Uma vez mais oferecemos uma péssima imagem de Angola num jogo de futebol com Portugal e em Portugal. Salve-se, ao menos, o jogo do Mundial!

Depois do célebre jogo amigável que terminou sem jogadores e com uma equipa técnica que deu mostras de não saber o que significa calma e ponderação voltámos a mostrar o mesmo.

E não foi só a equipa, e quando digo a equipa englobo todos, inclusos os técnicos que deram mostras de completo desnorte. Também o público mostrou falta de “Fair Play” e isso só leva que os nossos potenciais adversários deixem e nos convidar. Não podemos continuar a nos comportar como miúdos malcriados e mimados. Temos de saber aceitar as penalizações mesmo que pareçam ser erradas. Mas…

O nosso jogador angolano (Dedele, creio e se não for este o nome que me desculpe porque a esta hora a ANGOP – 23,30 horas – ainda não digeriu a derrota porque nada escreveu), na primeira penalidade deveria ter sido expulso porque foi uma clara agressão. Intencional ou não, as regras são claras! É expulsão. Se houve outra matéria ou situação – por exemplo algumas palavras do jogador português – que levou àquela atitude e o árbitro não quis melindrar fez mal. Deveria ter tomado uma dupla atitude. Ou expulsava os dois ou, pelo menos tinha a obrigação de expulsar o nosso jogador.

Tal como não foi correcta a atitude do técnico nacional que, se tinha dúvidas deveria ter solicitado a passagem das imagens à TV e como medida profilática substituir o atleta. Não o fez e acabámos prejudicados por nova e extemporânea atitude. Nova penalidade e o descalabro total!

A FAF tem de tomar uma atitude severa face a estas situações. E isto porque os Governos não podem intervir nas Federações, a FIFA não deixa, porque o que me parece é que a Federação precisa de uma limpeza já que mostra não ter mão nos atletas e nos técnicos.

E, já agora, os meus sinceros parabéns a Cabo Verde que mostra estar a fazer um trabalho de base muito interessante e que a sua prestação na primeira fase do acesso ao CAN e ao Mundial não foi mero acaso!

E que também a final de basquetebol seja um bom prenúncio do Afrobasquete e que Angola e Cabo Verde nos ofereçam uma grande e excelente espectáculo!

15 julho 2009

II Jogos da Lusofonia: Judo dá “Ouro”

Angola ganhou hoje a sua primeira medalha de Ouro, oficial nos II Jogos da Lusofonia, com a dupla vitória da judoca (menos de 70 kgs) Antónia Moreira, juntando-se à de prata, em Salto em altura, e duas de bronze, em Judo.

Todavia, Angola já tinha arrecado duas medalhas na modalidade de atletismo “Desporto para Deficientes”, que este ano entrou como demonstração, por M. Celeste Manuel e C. G. Cândido, ambos nos 400 metros, bem assim uma de bronze nesta disciplina, em masculinos.

Nas restantes modalidades verificou-se a falta de alguns atletas em modalidades onde estariam inscritos, a surpreendente – ou talvez não, porque quando não se consegue meter "bombas" e falha-se "lances livres" pode acontecer – derrota em basquetebol (não me pareceu boa ideia os lenços brancos porque devemos admitir que o Afrobasket será mais importante que os Jogos) e dever-se-á avisar os nossos futebolistas que o “brinca na areia” não ganham jogos, e ontem era isso o que demonstrava o jogo entre Angola e a Índia (Goa). Parecia que se esqueciam que a baliza estava à frente e não aos lados...

12 julho 2009

Começaram os II Jogos da Lusofonia ou…

Julgava eu que os Jogos da Lusofonia, os II e que se iniciaram em Lisboa, se reportavam aos países que falavam Português ou que se identificavam, por razões históricas com o Português, enquanto língua. Daí o termo “Lusofonia” mas, como parece que me enganei só posso apresentar as minhas desculpas pelo lapso…

Mas depois de ver este dois jogos através da RTP-África (um ainda decorre porque começou agora) suponho que estava enganado. Só posso apresentar as minhas desculpas pelo lapso…

É que Moçambique está caracterizado como MOZambique e Cabo Verde como CaPe Verde (ver realce a vermelho nas fotos), ou seja, pelos vistos devem ser os Jogos da Comunidade Britânica. Nada como admitir o meu lapso e apresentar as minhas desculpas pelo lapso…

E não me venham dizer que seguem as regras/siglas do Comité Olímpico Internacional! Essa será uma desculpa que não aceitarei nunca!

10 julho 2009

Desporto e Espectáculo na Lusofonia

Este fim-de-semana o desporto e o espectáculo vão estar em força na Lusofonia.

Em Angola, mais concretamente, em Luanda a Companhia Angolana de Dança “Dançarte”, uma companhia de dança contemporânea de referência em Angola, vai estar no palco do Cine Teatro Nacional (Chá de Caxinde) nos dias 9, 11 e 12 de Julho, com “KIKADILU – ENTRE DUAS CULTURAS”, com criação e direcção artística de Mónica Anapaz e colaboração de Rita Oliveira, e aborda a mestiçagem e miscegenização cultural vivida em Angola nesta primeira década deste novo milénio.

Em Lisboa, vai acontecer a Cerimónia Oficial de Abertura dos II Jogos da Lusofonia que terá a participação dos países da CPLP, da Guiné-Equatorial, da Índia, de Macau e do Sri Lanka. O desenrolar deste acontecimento que vai acontecer entre 11 e 19 de Julho decorrerão sob o lema "A União mais forte que a Vitória". O Atletismo, Basquetebol, Desporto para Deficientes (como demonstração), Futebol, Futsal, Judo, Taekwondo, Ténis de mesa, Voleibol e Voleibol de Praia serão as modalidades a ver nos Jogos da Lusofonia para um total de cerca de 1300 atletas.
Hoje já houve jogos, em Voleibol, com a equipa feminina de Macau bater a da Índia por 3-0.