30 março 2006

As eleições em STP

As eleições santomenses, do passado domingo, parecem indicar uma mudança na política interna e, por extensão, claramente, na externa; a China esperava uma clara vitória do MLSTP-PSD (para quando só PSD?) para poder “expulsar” Taiwan das ilhas e retomar as relações com STP, principalmente agora que este país se pode tornar num potencial forte exportador de crude.
Segundo as primeiras projecções – isto apesar de ainda haver cerca de 9600 votos em disputa, distribuídos por 18 locais, objectos de boicotes vários, e ter registado uma abstenção na ordem dos 52%(?) – o MDFM/PCD (para quando só PCD?) parece ter destronado o antigo partido único MLSTP-PSD (para quando só PSD?) do poder; também a ADI parece ter registado um aumento de deputados e verifica-se a entrada no Parlamento do novo partido, “Novo Rumo”.
Todavia, e porque o escrutínio ainda não está completo, e independentemente dos observadores terem considerado as eleições como tendo respeitado “os «critérios internacionais», apesar de algumas irregularidades sem influência nos resultados”, não devemos dar o facto por consumado; 9600 votos podem mudar muita coisa e o “banho” – leia-se, compra de votos – ainda não terá acabado; e os financiadores estão tão perto...
.
ADENDA:
"O partido no poder em São Tomé e Príncipe ameaçou impugnar as legislativas, devido à alegada compra de cartões de eleitor em localidades que boicotaram as eleições no domingo, com votação agora marcada para 2 de Abril. "
Será isto uma crise da insularidade. Depois de Cabo Verde partidos e candidatos pedirem a impugnação dos respectivos actos eleitorais agora é o MLSTP-PSD (para quando só PSD?) meaçar com impugnação do referido acto que, por acaso, ainda nem acabou...
E tudo por causa do "banho", perdão, compra de cartões de eleitores!!!! hipoteticamente pela coligação que parece estar em melhor posição para vencer as eleições.
Senhores, utilizando uma expressão bíblica "Quem não tiver pecado (ou seja quem não recebeu fundos para o mesmo) atire a primeira pedra (ou seja, atire-se ao banho, mas, atenção, não vá ao fundo).

1 comentário:

Anónimo disse...

E não há dúvidas que com uma abstenção na ordem dos 52% a abstenção foi a grande vencedora mesmo sem contarmos com os votos - será que votam? - do próximo domingo das localidades que boicotaram.
Cumprimemtos
PS