16 junho 2006

Mueda, foi há 46 anos

(Mueda, vista do vale, retirada daqui)
Mueda, uma localidade, sede de distrito, da província Cabo Delgado, foi palco de um morticínio nunca cabalmente explicado - principalmente quanto aos mortos - levado a efeito por forças militarizadas portugueses e a mando do então Governador distrital de Ponta Delgada - ou provincial de Moçambique, até aqui as fontes divergem.
Segundo fontes nacionalistas terão ocorrido cerca de 500 mortos; as fontes oficiais da época dizem não ter havido mais de 14 mortos; por sua vez um dos autores do livro "Guerra Colonial", que também apontava para um número próximo do dos nacionalistas, terá escrito num outro trabalho escrito posteriormente que esse número andou pela vintena; já um dos boletins do Arquivo Histórico de Moçambique, publicado pela Universidade Eduardo Mondlane avança, segundo testemunhos recolhidos por Daniel Muilundo, com 17 mortos, igualmente confirmado aqui.
Independentemente dos números acontecidos não deixou de haver um atentado aos direitos elementares de um povo, no caso agricultores moçambicanos, que se limitava a reclamar do Governador a melhoria das condições de vida e a possibilidade de criação de cooperativas que, paradoxalmente, já estava contemplado no ordenamento jurídico da colónia.
Ainda segundo certos analistas, nomeadamente os testemunhos recolhidos pelo citado Arquivo Histórico, entre as exigências da população estaria a independência da região maconde e a sua futura anexação à Tanzânia. A liderar esta pretensão estariam membros da MANU (Maconde African National Union) e que, mais tarde, se veio a verificar serem ineptos e ladrões.
Sobre este assunto poderão ver duas interpretações aqui, ou aqui, ou, ainda, alguns comentários aqui e aqui sucitados.
A verdade é só uma. Houve um massacre e alguns historiadores dão Mueda, no fatídico 16 de Junho de 1960, como sendo o primeiro acto da luta pela independência moçambicana.
Entretanto a História vai continuando e num futuro, sem a pressão dos acontecimentos recentes, iremos saber o que realmente terá acontecido e a quem interessou Mueda.

1 comentário:

naturalissima disse...

É interessante encontrar gentes de África.
Nunca imaginei que fosse assim tão fácil, depois de ter criado o meu blog de imagens. Sou de Moçambique e partilho com todos os mesmos sentimentos, saudades, um pensar semelhante e a mesma "linguagem".
E é também nestes blogs, que se encontram também temas, ideias e desabafos próprios de quem tem um olhar diferente sobre o mundo.
Foi agradável passar por aqui. Voltarei mais vezes.
Kanimambo por este momento
Daniela
Aproveito para divulgar um outro blog que é também muito interessante de ler.
www.rochasousa.blogspot.com