11 fevereiro 2007

Projecto agrícola para desenvolvimento regional

(©imagem daqui)

Se há província que mais sofreu com a guerra essa foi a do Huambo.
Não conheço nem sei quem é o governador provincial. Não faço ideia, nem me preocupa em saber qual a sua linha de pensamento político. Não sei como consegue obter para bem gerir os fundos que lhe concedem.
De uma coisa tenho eu a certeza. A província do Huambo, devido em grande parte ao seu espírito empreendedor, começa a despontar e a querer voltar a ser aquilo que já foi e muito bem: o celeiro de Angola.
Segundo um artigo da Angop, citado pelo Notícias Lusófonas, vai ser inaugurado um agro-projecto no Alto Hama, município do Londuimbali, que visará a produção de certas espécies agrícolas, como as leguminosas, nomeadamente, o feijão Catarina, vermelho, branco e frade, grão de bico, tremoço, ervilhas e amendoim.
Mas este projecto não se ficará somente por Alto Hama. Também nas comunas de Ussoque e Nagalanga, em Lomduimbali, e os municípios do Bailundo, da Caála (na comuna da Calenga), do Huambo (na Chipapa) e da Tchikala-Tcholoango (na comuna de Nbave) serão abrangidas por este agro-projecto denominado “agro-planalto”.
Só se espera que, caso a produção seja satisfatória e possa poder ser exportável, não se fique pelos celeiros ou pelas terras a se estragarem por falta de escoamento devido a deficientes estruturas rodoviárias e à inacabada recuperação do CFB.
A boa-vontade do governador do Huambo, que está a gerir este programa, e dos agricultores que o abraçaram, merece ser respeitada.
Que outros governadores provinciais saibam não esperar por apoios de Luanda e comecem a procurar desenvolver as suas províncias como a do Huambo.
Chamem investidores e apoiem-nos. As províncias agradecem e Luanda deixará de ser a panaceia de e para todos os males.

Sem comentários: