25 junho 2007

“Mugabe é perturbador”!

NOTA: O texto que se segue, inicialmente publicado a 19 de Junho, foi por mim destruído devido a um SPAN que lá foi colocado. Do e pelo facto, embora alheio à situação porque cabe ao blogspot/google impedir estas situações dado que quem quer adicionar comentários tem de colocar uma chave, apresento as minhas desculpas.

E por isso “não tenho nenhum interesse que o senhor Mugabe esteja em Lisboa”!
Segundo parece, foi esta a frase do Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, proferida à saída de uma reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos 27 – leia-se da união Europeia (UE), em Luxemburgo.
Ou seja, e por outras simples palavras, “Como Mugabe é um perturbador não quero que venha à 2ª Cimeira África-UE”.Que Mugabe é um factor de perturbação no continente africano, em geral, e na SADC, em particular, isso não é novidade.
Que também o é, e pelas mais variadas razões nas relações entre África e os seus principais clientes, fornecedores e cooperadores, casos dos EUA e da UE, nós o sabemos também.
Agora que o MNE do país que quer, finalmente, realizar o tão adiado encontro África-UE vir dizê-lo publicamente, mesmo evocando o facto do Zimbabué estar sob sanções da UE, não só demonstra profunda falta de tacto diplomático como parece querer que essa Cimeira, e uma vez mais, morra à nascença.
Não era preferível dizê-lo logo e deixar de manter os africanos na expectativa que agora é que seria…
Ainda perguntam como pode subsistir e se acreditar na CPLP, cuja sede é em Portugal, quando do Palácio das Necessidades português continuam a sair atoardas como esta…
Inicialmente publicado no - Colunistas e também citado na secção "Hoje Convidamos" do

Sem comentários: