22 dezembro 2004

Cobarde atentado contra jornalista


A vida de um jornalista continua a valer menos que o capim que se pisa.
Tivémos o caso Carlos Cardoso, em Moçambique, cujo autor, Anibalzinho, parece já ter o bilhete pago do Canadá para um rápido retorno ao país de onde nunca deveria ter escapado e onde deverá cumprir a pena que lhe foi imposta.
Temos ao longo dos anos verificado os cobardes ataques aos jornalistas que não calam a sua opinião e não se vergam aos ditames de uns quaisquer ditadorzecos que pululam por aí.
Agora foi na Gâmbia onde o do jornalista Deyda Haydara, editor-chefe do jornal independente "The Point" e correspondente da RSF, foi assassinado à porta da casa de uns colegas a quem tinha dado boleia (e que ficaram feridos) devido ao seu empenho a favor da liberdade de imprensa e dos direitos democráticos no seu país.
Hoje centenas de pessoas participaram numa marcha em Banjul, para protestar contra o assassinato de Hydara. A marcha que decorreu pacificamente contou com o apoio de todos os órgãos de imprensa do país incluindo estatais.
Até que todo este caso seja clarificado, os jornais independentes mantém-se em greve de protesto pela falta de segurança dos jornalistas.

Entretanto, em 2004, já morreram mais de meia centena de jornalistas, o maior número dos últimos dez anos.
Será que compensa???

Sem comentários: