09 dezembro 2004

Desculpem... não consigo calar a revolta

© Foto de J.Silva Pinto (Tonspi)
O relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado ontem, afirma que uma criança morre de fome a cada cinco segundos. O documento revela ainda que cinco milhões de crianças morrem no mundo a cada ano.
Todos os anos, mais de vinte milhões de crianças nascem abaixo do peso e correm ainda o perigo de morrer durante a infância. As que sobrevivem têm frequentemente incapacidades físicas e mentais durante toda a vida.
...
Estima-se que cerca de 815 milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento e 28 milhões nos países que integravam o bloco comunista não dispõem de alimentos suficientes para ter uma vida produtiva.
Nos países industrializados, há nove milhões de pessoas sem ter o que comer.
...
Estima-se que o custo do fim da fome pode ser de USD 30 biliões ao ano, pouco mais de um quinto da quantidade comprometida até agora para financiar o Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária.
(in: Jornal de Angola Online, 09.12.2004)

Entretanto, vão-se fabricando e consumindo brinquedos (leiam-se armas) indiscriminadamente principalmente em países cuja FOME e a DOENÇA são o flagelo maior.
Não há dinheiro para o principal: as CRIANÇAS; há dinheiro para as guerras...
Sem comentários.

Sem comentários: