31 janeiro 2005

Brasil e as relações com a Lusofonia

Enquanto os partidos políticos portugueses se degladiam por ver quem ganhará o poder em Portugal e esquecendo que as relações externas num Mundo tão Global como é o nosso é tão, ou mais, importante que as questiúnculas internas, eis que o Brasil nos vem mostrar que os seus políticos não dormem quando toca às relações entre países irmãos.

Com a devida vénia retranscrevo um artigo que li no Jornal de São Tomé que, embora datado de 16 de Janeiro, está muito actual tendo em conta o artigo de opinião que escrevi no AngoNotícias.

Brasil propõe ligação por satélite entre escolas de países africanos de língua portuguesa

O Brasil propôs aos ministros da Educação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), reunidos em São Tomé e Príncipe, a adopção de um sistema de ligação das escolas via satélite. O programa TV Escola Digital Interactiva, apresentado por técnicos do Ministério de Educação e Cultura (MEC), permite que, com uma antena parabólica, qualquer escola receba programas educacionais de qualquer país.

Os programas podem ser gravados num CD e, depois, passados para os alunos. Os países de língua portuguesa poderão, assim, receber programas de Portugal e do Brasil. Além desta proposta, os ministros da Educação conheceram o projecto Casa de Leitura que, em 2004, pretende distribuir 50 mil minibibliotecas para uso comunitário.

As bibliotecas serão instaladas em casas de particulares e geridas por associações de moradores. Cada biblioteca recebe os 114 títulos das 24 colecções do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), totalizando seis milhões de livros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos sobreviventes de CONACRY, políticos, intelectuais, familiares, historiadores e interessados deveriam criar uma base de dados para reconstituir toda dinâmica que remonta dos anos 50 até aos anos 60.

Há uma tendência de minimizarem o nacionalismo oriundo da Guinée Conacry que envolveu a criação, fundação de partidos e movimentos de libertações.
O papel relevante da mobilização e outras actividades com repercussão internacional em prol da libertação pelos movimentos de libertação nos territórios sob dominação Portuguesa.
Os historiadores contemporâneos ou todos os intervenientes, estudiosos e interessados na importância da génese do nacionalismo libertário supostamente honestos e sérios deveriam congregar esforços para reconstituir toda essa dinâmica.
Deveria ser criado um banco de dados onde seriam não só lançados dados úteis como doações de espólios.
Esta cooperação permitiria uma credibilização e reposição valorização de uma das etapas tão nobres do nacionalismo tão genuíno como as outras.
Deveria haver uma preocupação de interligar todos centros de pesquisa histórica para restituir a verdadeira grandeza de Conacry reconstituindo a sua génese.
A s vozes dos nacionalistas se vão apagando e a história continua a não testemunhar a verdadeira dinâmica.
Será que o MPLA como força política acompanhará todas as consequências da globalização?
Todos esses processos de desenvolvimento serão compatíveis com a essência nuclear vigente do MPLA de hoje?
Afinal o que é que separa os objectivos do MPLA de hoje em relação ao MPLA de Conacry?