03 fevereiro 2006

Timor, as vítimas da ocupação indonésia

Aí estão os primeiros números recolhidos, oficialmente, pela Comissão de Acolhimento Verdade e Reconciliação (CAVR) timorense e referentes à permanência da Indonésia em Timor-Lorosae.
De acordo com os dados oficiais – colocados, à revelia da CAVR e do Governo timorense, na Net pelo International Center for Transitional Justice (ICTJ) – a ocupação indonésia resultou em qualquer coisa como 102.800 vítimas.
De notar, todavia, que não foi tudo obra dos indonésios. Também cerca de 10% de pró-independentistas terão contribuído para esse número. Mas como afirma a CAVR, ao contrário dos indonésios os libertadores assumiram os seus actos e colocaram-se integralmente à disposição da Comissão.
O Relatório come cerca de 2500 páginas e efectuado ao longo de 18 meses pode ser lido no sítio do ICTJ e, uma súmula dele, no Notícias Lusófonas.
Por mim abstenho-me de mais comentários; salvo, talvez, o facto dos indonésios terem desmarcado uma reunião entre os presidentes dos dois países e isto ainda antes da divulgação publica do citado relatório…

1 comentário:

Sonhadora Popular disse...

Bom post! Actual, oportuno e de extrema importância.
As vitimas da ocupação indonésia não são contabilizadas apenas pelos mortos... temos uma geração afectada, em todos os aspectos! Estes tambem são vitimas... e de que maneira!
Bem haja por não esquecer Timor.
Um abraço,
Anabela Alves Sequeira