07 julho 2006

A liberdade do jornalismo...

(© foto daqui)
Seis meses de suspensão *
Um tribunal de Brazzaville (Congo) suspendeu a 28 de Junho o semanário “Thalassa” por seis meses e ordenou a queima de todos os exemplares da edição que tinha um artigo considerado difamatório do presidente Nguesso. No artigo em causa, o director do jornal acusa Nguesso de ter envenenado o general Bouissa, que morreu a 17 de Abril.

Comentário: Em vez de se levar o Director a Tribunal para este provar as suas acusações, nomeadamente quanto à morte de Casimir Bouissa-Matoko, não! suspende-se o jornal e queima-se a notícia. No que se poderá, eventualmente, inferir que a verdade não estará muito longe, mas que ninguém tem coragem que pôr em causa um pequeno ditador, que derrubou um presidente eleito pelo voto, e que está a ser politicamente suportado por um Estado-vizinho…


(© foto daqui)
Jornalistas presos três anos *
Um tribunal de Mandalay, na Birmânia, manteve a 21 de Junho uma sentença de três anos de prisão imposta ao fotojornalista U Thaung Sein e ao colunista Ko Moe Thun, da revista religiosa “DhamahYate”, por terem tirado fotografias de Pyinmana, aquela que será a nova capital do país. O juiz não ouviu quaisquer testemunhas.

Comentário: Nem faço a mais pálida ideia de quão deverá ser riquíssima, ou com que trabalho escravo, a nova capital dos coronéis de Myanmar, Pyinmana, que se vai passar a chamar de Nay Pyi Daw está a ser criada. Depois de pronta, as contestações que possam haver quase morrerão à nascença. Ou então, a Capital poderá estar a ser financiada pelo Triângulo do Ouro. Não esquecer que Myanmar é considerado como a maior fonte de fornecimento de ópio ilegal no leste e sueste da Ásia.

* Assuntos publicados no JN informação sindical, de onde foram retirados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela citação da "JN Informação Sindical". Se algum leitor quiser receber a publicação deverá solicitá-la para comissaosindicaljn@mail.telepac.pt

Gratos