12 julho 2006

Os 10 anos da CPLP

Pelo 10º aniversário que ocorrerá a 17 de Julho próximo, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai se reunir de 12 a 17 de Julho, na VI Cimeira dos Chefes e Estado e de Governo dos “oito”, em Bissau, no novíssimo hotel bissauense cinco estrelas “Palace Hotel” e com a vantagem dos ilustres convidados se poderem locomover em 10 limusinas disponibilizadas pelo senhor Kadaffi, em ruas cheias de lixo
Mas se eles são só oito, porquê 10 "limos"? Ah! já me recordo; dois são para Portugal – um para o Presidente e outro para o Primeiro-Ministro – mas ainda sobra um… será que é engodo? claro que não, esquecia-me que o ditadorzeco Teodoro Nguema Mbasogo, da Guiné-Equatorial, vai estar presente na cerimónia que o irá consagrar como observador associado. E já agora, porque não Casamance, Galícia ou Macau...
Pois é! à falta de um, iremos ter vários sentados à volta de uma oval…
E já repararam com a CPLP poderia criar um cartel, tipo OPEP, tal a quantidade de produtores e exportadores de petróleo e mais um de gás natural… (Angola, Brasil, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e quase a Guiné-Bissau e Portugal, que está em prospecções on-shore, só para o petróleo; e Moçambique no gás) - observação gentilmente citada, por Orlando Castro, no JN de 13.07.2006.
Se os dirigentes pensassem e melhor distribuíssem, os povos cplpianos estavam nas nuvens…
A CPLP, a Lusofonidade e os seus cerca de 220 milhões de falantes mereciam mais consideração por parte de quem os governam; e mereciam, também, ser, periodicamente, ouvidos; mas parece que os estatutos cplpianos o não prevê… não convém, pois não?

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem sabe se o PM português não leva queixas na bagagem contra o nosso ditadorzeco Nino que tem criado entraves a Petrogaz originando crise de gaz ,tudo isso pq o ex:PM carlos Gomes jr. É sócio da Petrogaz e adivinhem quem está a importar gaz :A PRIMEIRA DAMA ISABEL ROMANO VIEIRA,assim como a OUTRA primeira dama NAZARÉ VIEIRA,SIM SÃO DUAS ,apareceu oferecendo 350 fcfa por kilo de castanha de caju. Que desgraça assola a Guiné ?os sintomas de hoje são iguais aos de 97 ,o povo chora fome e o ditador passeia de Hummer.