06 julho 2006

Timor, Alkatiri, Austrália e Petróleo

Alkatiri diz que a sua demissão se deveu a «uma conspiração orquestrada» dos australianos e por arte dos media e alguns políticos australianos por «não gostarem» do modo como ele tratou as negociações sobre o petróleo do Mar de Timor e como defendeu – bem ou mal, só o tempo o dirá – os interesses de Timor-Leste.
Porque é que não me surpreende?
Mas já me surpreende que as armas que o chefe do Esquadrão da Morte, Vicente da Conceição "Railos" , diz terem sido fornecidas por Rogério Lobato e, eventualmente, por Alkatiri, para serem utilizadas contra os adversários deste, só sejam entregues daqui as uns dias, mais especificamente, a 11 de Julho.
Se a situação está quase normalizada e Xanana Gusmão tem conhecimento destas armas e de quem a possui porque é que tão tarde, algumas semanas após a quase regularização da situação no país, as armas serão entregues. Enquanto isso o major Alves Tara, um oficial das forças armadas timorenses que abandonou em Maio a cadeia de comando, e que é o coordenador-geral da auto denominada Frente Nacional Justiça e Paz (FNJP), já entregou as que tinha em posse aos militares australianos.
Não há dúvidas que Timor-leste, Alkatiri, Austrália e Petróleo é um senhor cocktail…
Há coisas que realmente não se entendem… Será?!?!?!...

Sem comentários: