24 agosto 2007

Na Somália morreu mais um jornalista… qual a novidade?

(uns deliciam-se, outros, na Somália, morrem à sede; foto de alguém que não sei quem, as minhas desculpas)

Num mês é o terceiro que é morto na Somália.
Jornalista, embora também seja historiador mas não faz uso desta sua prorrogativa, de 40 costados – para ele, um jornalista é-o 24 horas, mesmo que desempregado – Orlando Castro verbera esta morte e como a situação na Somália está a ser tratada nos grandes salões da Europa sob um sugestivo, quanto pertinaz, título “Mais um jornalista assassinado na Somália - Europa protesta entre um copo de whisky”.
Mas será que a Europa sabe onde fica a Somália? E será que gastariam um “viski” por um povo que, ainda por cima, vive numa região chamada “Corno de África” – ups...vá de retro santanás – olha se pega…
Entretanto, enquanto a Europa se delicia nos seus deliciosos e faustosos euro-salões com maltes puros de 45 ou mais anos, enquanto outros tentam mostrar à essa e a outra Europa o que se passa nos seus países, vão sendo silenciados.
Hoje foi um no sul do país! Há cerca de duas semanas, em Mogadíscio, outros dois. Todos na Somália que diziam a Paz ia chegar com o fim dos extremistas islâmicos e a chegada das forças africanas que se posicionariam ao lado dos etíopes.
A Paz para a Somália não chega, os etíopes estão sozinhos e os eritreus vão apoiando os extremistas e a ONU vai, sentada e bem-posta aprovando resoluções e fazendo acusações contra eritreus, esquecendo-se dos etíopes…!

1 comentário:

Orlando Castro disse...

É isso meu Caro. A Europa, bem como os donos do mundo que descendem do tio Sam, estão-se nas tintas para os africanos, que não para África. Para eles os africanos pouco, ou nada, valem. Mas com África é diferente. Tem petróleo e diamantes. Por isso, é bom que se vão matando uns aos outros, com armas vendidas pela Europa e pelos EUA.

Até um dia...

Kandandu do

Orlando Castro