02 agosto 2007

Morreu na indigência!!!!

Morreu o terceiro nacionalista angolano. Segundo a RTP-África, citando a rádio LAC, morreu Álvaro Holden Roberto com 84 anos (O canal 1 da RTP acabou de confirmar a notícia)!
Morreu em completa indigência porque há bastante tempo que, invocando razões de incompatibilidade entre os pares da FNLA, o Ministério das Finanças caçou o dinheiro da segunda organização política mais antiga de Angola e, com isso, o seu carismático presidente acabou sem poder receber correctas e oportunas intervenções médicas e em completa indigência como foi largamente enunciado no País.
Já hoje, e na véspera do aniversário de Savimbi – se fosse vivo faria 73 anos –, Isaías Samakuva, o reeleito presidente da UNITA, durante a apresentação da nova Comissão Política tinha alertado para a falta de sensibilidade social do actual poder. Como afirmou Samakuva, impera no País um conceito de paternalismo económico.
Só é lamentável que a esta hora que estou a escrever estas palavras (20,54 horas) os órgãos angolanos estejam mudos e nem uma linha sobre o passamento de Holden Roberto.
Angola perdeu mais um vulto da sua História. Holden Roberto foi uma personalidade, como todas as que são históricas, que criou enormes anti-corpos na sociedade angolana. Mas foi um vulto da Independência de Angola.
Por isso é lamentável o mutismo da sua morte principalmente quando, segundo parece, aconteceu durante a tarde.

NOTA COMPLEMENTAR/Resposta a um anónimo(porque será que nunca se identificam e assumem o que escrvem?): Caro amigo anónimo. Reafirmo o que escrevi. De facto a Angop mostra um "alerta" às 20,43 horas quando o falecimento aconteceu por volta das 18,30 e a rádio LAC noticiou ao fim da tarde conforme informou RTP-África dando como notícia de última-hora logo antes das 20,00 horas do passamento de Holden Roberto.
É lamentável que só tenham dado a informação quase 2 horas depois. Este apontamento foi iniciado por volta das 20,15 horas e só terminado quando indiquei a hora. O telejornal da RTP1 repetiu a notícia (aceder aqui no marcador 11:32) quase à mesma hora que a Angop, como se esta precisasse de uma confirmação externa ao País.
É que, entretanto, o "reacionário" ia explicando a algumas pessoas que lhe telefonavam sobre quem era e como morreu Holden Roberto dado que a Embaixada e o Consulado, segundo essas pessoas, se mostravam indisponíveis em prestar declarações sobre um ex-Conselheiro de Estado do presidente Eduardo dos Santos. Ou então ia reencaminhando para a pessoa que, em Lisboa, melhor conheceu o líder da FNLA.
Espero ter ficado esclarecido. E, já agora, se verificar um outro reconhecido portal noticioso angolano vai ver quando foi publicada a notícia - por acaso da Angop - e como foi "estampada"; mera coincidência.
Ah! e se ver a síntese das 24 horas das principais notícias da Angop, do dia, nem uma palavra!

2 comentários:

Anónimo disse...

cala a boca seu idiota reacionario. se vires a ANGOP veras que deu a notícia antes de ti, muito antes de ti.

Orlando Castro disse...

Meu caro,

Os anónimos são o pão nosso de cada dia. Sairam há pouco tempo das copas das árvores e ainda não têm (não sei se algum dia terão) nome de gente.

Kandandu do

Orlando Castro