Já não bastava a ciranda que está a ser a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa (se é de Lisboa como aparece fora dela ou do seu distrito) eis que surge mais uma hipótese: Fátima!!!
Sobre isto um artigo de opinião meu hoje publicado na coluna de opinião do Notícias Lusófonas, sob o título "Ota ou Fátima?".
"Quando o Governo ainda não descartou Ota, apesar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) já ter dado Alcochete como possível alternativa, quando ainda há a possibilidade de estudo de Portela + 1, eis que surge para a mesma região da Ota – quase uma em cima da outra, passe a imagem – a peregrina ideia de se criar um aeroporto em Fátima, aproveitando ao aeródromo já existente, o de Giesteira, só para voos religiosos do Vaticano e da sua companhia de “low cost”.
Tal como já faz para Lourdes e para outros lugares Santos, os responsáveis aeronáuticos da Santa Sé querem fazer voos directos para Fátima.
Mas então Ota também não estava prevista como aeroporto para fazer face aos desafios de Lisboa e do Centro-oeste onde se insere Fátima?
Será por isso que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) já veio alertar que… Cuidado! porque, como escreve o Diário Notícias, “até ao momento não existe qualquer processo em curso para certificação da pista da Giesteira como aeródromo e que o seu uso para aeronaves comerciais "seria abusivo e sujeito às contravenções da lei para estes casos"”.
Alguém não está, ou se esqueceu, de falar com as pessoas certas.
Ou será que Ota já caiu mesmo e no Governo ninguém tem coragem de assumir a derrota e dar, religiosa e peregrinamente, a outra face? Quem se ri é quem, sempre que pode, se põe em bicos de pés para dizer “ganda nóia, eu é que tinha razão…”
Uma coisa é certa, os empresários locais já estão a tratar do assunto e o PDM de Fátima prevê a “ampliação de 1600 metros para 1750” metros da pista, com vista a receber futuros voos internacionais."
Tal como já faz para Lourdes e para outros lugares Santos, os responsáveis aeronáuticos da Santa Sé querem fazer voos directos para Fátima.
Mas então Ota também não estava prevista como aeroporto para fazer face aos desafios de Lisboa e do Centro-oeste onde se insere Fátima?
Será por isso que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) já veio alertar que… Cuidado! porque, como escreve o Diário Notícias, “até ao momento não existe qualquer processo em curso para certificação da pista da Giesteira como aeródromo e que o seu uso para aeronaves comerciais "seria abusivo e sujeito às contravenções da lei para estes casos"”.
Alguém não está, ou se esqueceu, de falar com as pessoas certas.
Ou será que Ota já caiu mesmo e no Governo ninguém tem coragem de assumir a derrota e dar, religiosa e peregrinamente, a outra face? Quem se ri é quem, sempre que pode, se põe em bicos de pés para dizer “ganda nóia, eu é que tinha razão…”
Uma coisa é certa, os empresários locais já estão a tratar do assunto e o PDM de Fátima prevê a “ampliação de 1600 metros para 1750” metros da pista, com vista a receber futuros voos internacionais."
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