24 agosto 2007

Dívida perdoada a santomenses...

(antiga roça de Porto Alegre; foto daqui)

"A dívida de São Tomé e Príncipe está, aos poucos, ser perdoada pelos seus principais credores, nomeadamente, no chamado Clube de Paris (CP) onde predominam os credores bilaterais. O acordo com o Clube ocorreu em Maio de 2007.
Um pequeno parênteses para diferenciar, de forma ligeira, o Clube de Paris, que agrupa países e onde se tratam as dívidas bilaterais entre Estados, e o Clube de Londres, que agrupa as dívidas multilaterais entre Estados e privados, e não poucas vezes, também públicas, mas debatidas e reescalonadas sob supervisão de banqueiros internacionais.
Depois de ver perdoada, na íntegra, a sua dívida ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD, vulgo Banco Mundial) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), num montante perto dos 320 milhões de dólares americanos (USD), e de perdoados cerca de 13% da dívida total aos 19 credores inscritos do CP Alemanha, Portugal e Angola decidiram, também estes, perdoar a dívida que ascende a cerca de 46,6 milhões de USD. (...)"
Artigo de opinião publicado no ; para continuar a ler aqui ou aqui

Sem comentários: