12 março 2008

Portal senegalês inventiva emigração clandestina

(embarcação “cayuco” com clandestinos chegando a Tenerife, Canárias; imagem Reuters/El Pais)

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, um portal senegalês, reconhecido pelo incentivo que faz à emigração clandestina para a Europa, afirma que Espanha é o melhor destino para a emigração senegalesa pelo menos nos próximos 4 anos em Governo socialista porque, segundo aquele portal citado pelo periódico espanhol, Zapatero “facilite mucho la obtención de permisos de residencia a los senegaleses”.
Ainda de acordo com o El Mundo o portal senegalês explica como poderão chegar às Ilhas Canárias e, daí, entrar em Espanha onde, pela sua situação na União Europeia, os senegaleses – e por extensão todos os africanos que partem do Senegal – poderão circular livremente no espaço europeu.
Como há grandes empreendimentos a decorrer, é natural que se precise de mão-de-obra menos qualificada – leia-se mão-de-obra barata para fazer o que os gentios não o querem fazer –, logo, há que receber os clandestinos.
Ainda bem que a hipocrisia ainda não mata…
Talvez assim, Portugal possa, e pela mesma dupla razão – imunidade à hipocrisia e a construção do TGV, Aeroporto de Lisboa, auto-estradas, etc. –, começar a colocar menos entraves na entrada de imigrantes palopianos – que raramente são clandestinos – de uma organização linguística de que faz parte e que o seu presidente ainda recentemente considerou de se implementar para bem de todos os países que dela fazem parte. Cavaco Silva, referia-se à CPLP que, parece pensar ainda existir. Só se for no Brasil, onde ainda parece haver objectivos e ideias…

Sem comentários: