02 junho 2008

A Cultura angolana já começa mesmo a mexer?

(máscara chokwe, retirado da Net)

Quando as notícias são agradáveis – que não sejam só fogo-fátuo pré-eleitoral – nada mais há que transcrevê-las sem mais comentários:

O ministro da Cultura, Boaventura Cardoso, manifestou este fim-de-semana, em Cabo Ledo, município da Quissama, província do Bengo, a intenção de recorrer a arqueólogos, antropólogos, historiadores na luta pela descoberta, estudos e qualificação dos Sítios e das Estações Arqueológicas espalhadas pelo país.
Segundo o governante, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do estado de conservação dos Monumentos e Sítios Históricos localizados na comuna da Muxima, a ajuda de especialistas determinará, igualmente, a inclusão de outras estações arqueológicas no mapa cultural de Angola.
"O engajamentos de especialistas ajudará na descoberta de outras grutas com pinturas rupestres, achados arqueológicos importantes na história cultural de Angola" ressaltou.
Na Muxima, localidade que dista a mais de 130 quilómetros da Luanda, o ministro visitou a Fortaleza, o Fortim e o Santuário da Nossa Senhora da Muxima, infra-estrutras que estão a beneficiar de obras de restauro, numa iniciativa da Administração Municipal da Quissama. (…)



Pode continuar a ler, na íntegra, o artigo da ANGOP, com o título "Cultura quer apoio na descoberta de Monumentos Naturais"

Sem comentários: