22 junho 2008

Euro2008, a derrota do futebol-espectáculo?

Depois de Portugal e Croácia, hoje foi a Holanda a dizer adeus ao Euro-2008.
Ou seja, três das selecções mais espectaculares da primeira fase já disseram adeus ao Campeonato Europeu de Futebol.
E como parece que vai ser assim, a vitória do cerebral, do poder financeiro e da estratégia sobre o espectáculo, alvitro que vamos ter nas meias finais duas equipas fortemente cerebrais (Alemanha e Itália) face a duas equipas muito estrategas ainda que juntem um pouco de um novo futebol rápido e interessante (Rússia e Turquia).
Ou seja, este euro2008 deverá ter um campeão não previsto depois do que fizeram na primeira fase; isto é, o novo campeão europeu deverá sair ou do futebol cínico e pensado dos italianos ou da força técnica alemã.
Será o fim do futebol-espectáculo?
.
(Desculpem os paquidermes por estarem aqui mas achei que esta imagem era boa e explícita demais para ficar junto ao texto)
.
NOTA COMPLEMENTAR: Não será altura da UEFA e FIFA decretarem que quem não jogar um mínimo de futebol deveria ser imediatamente excluído da prova? Dúvidas, bastou olhar para o pior jogo do Euro2008, o Espanha-Itália em que as duas selecções procuraram não perder em vez de jogarem para ver quem ganhava... Bom, mas como não sou técnico de futebol e só espectador que assistiu a um espectáculo horrível... A UEFA deveria obrigá-los a restituir os exagerados preços que os espectadores pagaram para não ver futebol!
Se, como aqui relembra, os jogadores começassem a ser taxados sobre os seus enormes proventos como deve ser, talvez honrassem melhor a profissão que escolheram e quem os vai ver.

Sem comentários: