26 outubro 2008

Um banco da CPLP?

Por vezes a CPLP parece dizer que ainda está viva e com saúde.

Quanto ao estar viva, mesmo que não queiramos acreditar, aparecem sempre alguns eventos subordinados a esta Organização comunitária que se diz dos Países de Língua Portuguesa. Quanto ao estar de saúde, alguns desses eventos mais não parecem que estertores de doentes terminais que estão às portas da morte mas que querem demonstrar o contrário.

Por isso a informação saída da reunião da Organização Cooperativa dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP), que será criado, a curto prazo, um Banco de Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para financiar programas de desenvolvimento e potenciar as empresas e associações do espaço lusófono parece mais um daquelas informações avulso para dizerem que a CPLP ainda está viva.

Mas, caso se confirme criação deste Banco poderá ser nas palavras dos organizadores do VIII Encontro da OCPLP, ocorrido em Lisboa, um instrumento capitalizador e de suporte financeiro das acções de desenvolvimento sustentável e de bem-estar sócio-económico das populações dos Estados membros.

Vamos aguardar para ver se não acontece como outros instrumentos previstos e, por vezes, tão propalados e que nunca saíram das intenções dos membros da CPLP.

E, já agora, quem vai definir as estratégias e directrizes deste Banco?

1 comentário:

Anónimo disse...

Acredito que seja um banco de sangue.