12 outubro 2008

O CAN e o Mundial de 2010, a última jornada da fase 2

Apesar de estar a perder ao intervalo por 0-1, Angola conseguiu dar a volta ao marcador e terminar com os favoráveis 3-1, golos de Kassali (auto-golo), Gilberto e Zé Kalanga. Com esta vitória Angola terminou no 2º lugar do seu grupo, o Grupo 3, com os mesmos pontos do Uganda que bateu o líder e apurado Benin por 2-1 (tal como Angola ao intervalo perdia por 0-1).

Se os critérios de apuramento para a terceira fase forem os que alguns dizem ser, Angola muito dificilmente, para não dizer, impossivelmente, conseguirá estar entre os 8 melhores segundos que acompanham os vencedores de cada série para a terceira fase, aquela que dá direito a participar, em 2010 – isto se a FIFA não der o dito por não dito –, no Mundial da África do Sul
.
Relativamente aos restantes países dos PALOP destaque-se para Moçambique, no grupo 7, que também terminou na 2ª posição depois de ontem terem batido o Bostswana por 2-1 e se encontrar em melhor posição para passar à fase seguinte. Já Cabo Verde, e apesar da boa prestação que manteve ao longo do torneio de apuramento, perdendo 3-1 com a Tanzânia na última jornada mas conseguindo manter o 2º lugar no Grupo 1, deverá ter dito adeus à qualificação seguinte pelo que muito dificilmente estará em Angola no CAN 2010.

De registar, também a fraca prestação da anfitriã do Mundial que não conseguiu melhor que um 2º lugar no Grupo 4, a 11 (onze) pontos da líder Nigéria, estando, assim, também a África do Sul, arredada do CAN 2010 em Angola. Até parece que as duas potências afro-austrais procuraram não se confrontar desportivamente e manter o actual status quo de "ficar por saber" quem é mais “potência regional”…

Nota complementar: De acordo com a agência portuguesa LUSA, Moçambique terá conseguido ser um dos oitos melhores segundos pelo que passou à terceira fase, aquela que vai dar acesso ao Mundial da África do Sul e ao CAN de Angola, em 2010; todavia o portal da FIFA dá como apurada a República da Guiné em detrimento de Moçambique, dado que na classificação a Guiné ultrapassou o Quénia.
Nesta fase, as equipas apuradas serão distribuídas por 5 grupos donde sairão os Munidalistas (os vencedores de cada grupo, que se juntam à África do Sul) e os classificados nos três primeiros lugares de cada grupo que juntar-se-ão a Angola para a disputa do CAN.
Foram apurados as seguintes selecções: Camarões, Quénia (ou Guiné-Konacri), Benin, Nigéria, Gana, Argélia, Costa do Marfim, Marrocos, Mali, Zâmbia, Malawi e Burkina Faso, como vencedores dos seus grupos, e Moçambique (ou Guiné-Konacri, ou Quénia), Tunísia, Egipto, Ruanda, A Gâmbia, Gabão, Sudão e Togo, como melhores segundos.

1 comentário:

Xavier disse...

sou xavier ja procurei por aqui nao encontrei o resultado final do apuramento defintivo para o can 2010. Agradeceria , que colocassem ja o resultado final e enviassem no meu emeil. saudaçoes