18 março 2007

Angola e Zimbabué solidários

As vozes dentro da União Africana não firmam pela mesma diapasão.
Apesar de haver, e cada vez mais dentro de África, muitas vozes, contrárias às atitudes do presidente Robert Mugabe no Zimbabué, nomeadamente, à sua política repressiva antidemocrática, há quem esteja solidário com aquele autocrata africano. Surpresa, talvez não!
Basta ler este artigo, assinado por Jorge Heitor, hoje no matutino português Público:
«O ministro angolano do Interior, Roberto Leal Monteiro, "N"Gongo", declarou ontem em Harare que as autoridades de Luanda se solidarizaram com a forma como a polícia do Zimbabwe ter vindo a "conter casos de violência, de modo a manter a paz e a segurança", noticiou a rádio estatal, citada pela agência noticiosa alemã DPA. Entretanto, o responsável pela Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konaré, incitou "todas as partes do conflito a encetarem um diálogo sincero e construtivo para resolver os problemas do Zimbabwe".»
Mas também já nem os seus prosélitos escapam:
«Por outro lado, acusou alguns quadros do seu próprio partido, a ZANU - Frente Patriótica, de conspirarem contra ele com a ajuda de países ocidentais que, no seu entender, estão a sabotar a economia do país: "Líderes ambiciosos têm feito acordos com os britânicos e os americanos".»
Porque será?

Sem comentários: