05 março 2007

Carta de condução angolana trama angolano

(só esta é que vale?!)

Pode ser que com o mediatismo do condutor autuado e detido no Seixal, Portugal, o assunto que se mantém em suspenso há muito tempo possa agora ser resolvido e de vez.
Quanto mais não seja que Angola utilize a regra de talião e faça o mesmo às cartas de condução portuguesa.
Como iriam reagir os condutores portugueses se a Direcção-geral de Viação angolana, naturalmente e no seu total “direito de resposta” começasse a caçar todas as cartas de condução portuguesas e autuar todos os condutores possuidores dessa licença?
Vamos lá a ver se agora o Governo português acaba com esta ignomínia que é não reconhecer, de novo, as cartas de condução angolana.
É que autuar e deter um condutor, que por acaso é um jogador de futebol e se chama Mantorras, por conduzir com uma carta de condução angolana que antes era “suficiente para conduzir em Portugal, mas que já não é”, já é demais!!!
Que a Embaixada angolana tome, de vez, providências sobre este assunto!
Hoje foi um jogador conhecido, ontem inúmeros angolanos desconhecidos que também desconhecem esta situação antes de chegar a Portugal.
É que nem todos conseguem chegar aos jornais independentes angolanos que têm abordado este assunto!
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NOTA: Sobre este assunto ver o artigo do AngoNotícias de 11 de Março que, penso, ajudará a clarificar alguns dos comentários aqui colocados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro bloguista,

penso que esse seu argumento será mais sentimental que racional.
Embora não conheça a legislação referente à habilitação legal de conduzir em Portugal, tenho a sensação que será regulada por legislação comunitária e não meramente nacional (leia-se portuguesa).
Vide a imagem da carta de condução que ilustra este seu post, onde refere "modelo das comunidades europeias".
Ou seja, não são as autoridades portuguesas que não reconhecem as cartas de condução emitidas nos PALOP, mas sim legislação comunitária, a qual vigora igualmente em Portugal.
Portanto, não é o governo português que não reconhece a carta de condução angolana, mas sim legislação comunitária.
Portanto, se Angola decidir utilizar a lei de talião, deverá a mesma ser aplicada a toda as habilitações legais advindas da comunidade europeia e não somente de Portugal.
Abraço e continue o bom trabalho!

Anónimo disse...

o responsável pelo blog pululu intitula-se defensor de Angola, mas das duas uma, ou não conhece a realidade ou está de má-fé. de diáfano e transparente vejo muito pouco.
passo a explicar:
1. "Como iriam reagir os condutores portugueses se a Direcção-geral de Viação angolana, naturalmente e no seu total “direito de resposta” começasse a caçar todas as cartas de condução portuguesas e autuar todos os condutores possuidores dessa licença?"
já aconteçe! estive 3 meses em Angola e tive de utilizar a carta internacional (vulgo carta verde) para não ser expulso. segundo fontes angolanas deve-se ao Melo Xavier cuja família teve problemas em Portugal e ele moveu influências para a carta portuguesa não ser válida. não confirmo a veracidade destes factos, mas que é possível, lá isso é.
2. os condutores portugueses tem sido alvo de perseguição há muitos anos com a caça à gasosa e às arbitrariedades cometidas por essa força decadente chamada polícia mesmo no tempo em que as cartas eram "suficientes". daqui não me lembro de alguem dizer "vamos espremer os cidadãos angolanos com subornos, ou pagam ou vão para a esquadra".
3. uma realidade preocupante, o modo se conduz em angola (sobretudo em Luanda) leva-me a pensar que a maioria das pessoas não devia ter autorização para conduzir sequer...
p.s. - cuidado com o populismo e com a leviandade das palavras e ideias, pois atear fogo é fácil e rápido mas apagar é mais difícil e pode demorar muito.