
Parece que Portugal não deve ter nenhum representante seu junto da ONU, ou das Instituições europeias. Será?
De acordo com uma notícia do Notícias Lusófonas, o Brasil aguarda há um ano que Portugal legalize a missão diplomática do país junto da CPLP.
Esta foi uma ideia de Lula da Silva para que haja uma melhor coordenação entre os países membros e a organização supranacional que tem como primeira meta defender os interesses da Lusofonia.
Mas como vem sendo hábito parece que Portugal se está nas tintas para a Lusofonia.
Também só assim se entende que a criação da televisão lusófona (TV CPLP) já só seja debatida em Outubro próximos.
Este adiamento foi decidido em mesa-redonda – se fosse rectangular ou quadrada haveria quem se sentisse subjugado; assim não há cabeceiras, logo não há um país-chefe… – ocorrida em Lisboa entre os representantes da UNESCO e das televisões públicas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste (e logo as televisões pública que são cá de uma democracia editorial…).
Realmente quando temos televisões nacionais que só transmitem novelas lusas ou brasileiras, a torto e a direito, ou retransmitem programas recreativos cujo conteúdo nem muitas vezes os próprios portugueses o percebem porque ande os luso-brasileiros se preocuparem em criar uma TV para a Lusofonia.
Quem quiser que sintonize a RTP(i) ou a RTP-África (esta então dá-nos maravilhosos programas africanos, logo a começar nos jogos que se realizam nos países dos imigrados – estes que vejam os lindos jogos de pontapés nas costas que se praticam em Portugal ou das estaladas que por vezes acontecem nos estádios brasileiros), ou a TVRecord ou a Globo.
Por isso é que os participantes elogiaram a troca o contributo da RTP na troca de conteúdos em Língua Portuguesa. Temos visto. Basta sintonizar a RTP-África e aguentarmos com os conteúdos da meia-hora diária do “Repórter” onde se vai ouvindo algumas notícias que à diáspora afro-lusófona digam respeito.
Apetece-me voltar a dizer uma coisa que já há tempos escrevi DEIXEM DE GOZAR COM A NOSSA CHIPALA!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário