(Reinado, o homem que quer pôr o crocodilo em polvorosa, quando estava sob tutela das ISF australianas)
.
O major Alfredo Reinado, elemento que contesta o actual sistema político timorense foi detido em Agosto, por militares da GNR, devido ao facto de estar na posse não autorizada de armas de guerra.
Foi colocado num aquartelamento, em Becora, às ordens das forças militares australianas e, surpreendentemente, fugiu com homens e… armas.
Mais tarde assaltou um depósito de armas e capturou mais outras.
Refugiou-se numa região, segundo parece a conselho de um procurador timorense onde permaneceu intocável.
Posteriormente deslocou-se para outra região, em Same a sul de Dili.
Xanana farto desta situação mandou cercar o rebelde pelas Forças de Estabilização Internacionais (ISF), na maioria australianos que, por acaso aconselharam os seus concidadãos a prepararem o regresso a casa e enviaram para Timor-Lorosae 100 homens da sua força de elite.
Entretanto, à boa maneira dos ataques norte-americanos as “CNN’s” regionais prepararam a cobertura televisiva da possível captura de Reinado filmando o sobrevoo a baixa atitude de helicópteros Black Hawk e aviões australianos sobre as posições do major Reinado.
Reinado que criticou tudo e todos, nomeadamente o presidente Xanana, o actual primeiro-ministro Ramos Horta, o antigo líder Alkatiri, mandou a GNR para casa. Tudo isto numa entrevista integralmente falada em inglês.
Ontem houve o cerco e o ataque final aos militares de Reinado pelas tropas australianas.
E tal como na cadeia de Becora vigiada pelos australianos, estranhamente – ou talvez não – Reinado e as suas forças conseguiram escapar ao cerco e ao referido ataque.
Quem protege e libertou Reinado?
Timorenses é que não me parece que sejam…
Publicado hoje no onde poderão ler alguns artigos sobre esta temática acedendo aqui.
.
NOTA: Estas estranhas fugas do homem que parece querer pôr o "crocodilo" a ferro e fogo face ao exército australiano, fazem lembrar as "escapadelas" de Bin Laden face ao exército norte-americano; está muitas vezes (?) cercado mas nunca o apanham...
Sem comentários:
Enviar um comentário