19 outubro 2007

Brancos, negros...

(imagem daqui)
.
Como referi em apontamento anterior um pesquisador nobelizado terá afirmado – e pelos vistos afirmou mesmo – ao Sunday Times, mais ou menos por estas palavras, "que os brancos seriam mais inteligentes que os negros".
Ele só não disse – ele, chama-se James Dewey Watson, é americano (deve estar com a cabeça cheia de bushismos, se lembrarmos as dos fetos… homossexuais), e foi Nobel da Medicina em 1962, juntamente com o britânico Francis Crick pela descoberta do ADN – se eram ratos, coelhos ou rinocerontes. Porque de pessoas não deveria estar a falar.
E continua a não o dizer, apesar de hoje, talvez depois de ter visto ser barrada a sua entrada no Museu de Ciências de Londres, vir a público se desculpar “profundamente” por tão infelizes palavras.
Realmente, sejam ratos, coelhos ou rinocerontes não se deve ser ter, publicamente, opções mais favoráveis por uns que outros. Ainda mais quando a Humanidade anda a destruir não só o seu – neste aspecto a Humanidade não é egoísta – como também o meio ambiente onde aqueles vivem…




Sem comentários: