04 outubro 2007

E o Mundo nunca mais foi o mesmo...

(imagem daqui)
Há 50 anos os norte-americanos tremiam como varas verdes. Uns de real medo outros de justificada raiva. Um autêntico choque. Por cima das suas cabeças, e durante 22 dias, um pequeno objecto emitia um "horripilante" e "inadmissível" bip-bip, bip-bip!
Os russos tinham ganho a primeira etapa da corrida à conquista do espaço ao lançar o satélite Sputnik; uma pequena esfera de 58 cm de diâmetro e cerca de 80 quilos. Como ganhariam, também, a segunda etapa, quando cerca de dois meses depois, colocavam em órbita fora da Terra, o primeiro ser vivo, uma cadela laika, Kudriavka, no Sputnik2!
Mais tarde a corrida passou a ser dominada pelos norte-americanos com a ida do primeiro Homem à Lua, em 20 de Julho de 1969.
Para isso muito contribuiu aquele que alguns americanos – e diga-se, também alguns aliados externos – consideravam um presidente frouxo e acomodado. O mesmo que defrontou os soviéticos em Cuba, na Crise dos Mísseis, o mesmo que sobre o Muro de Berlim afirmou “Ich bin ein Berliner”, ou que tornou os EUA numa verdadeira superpotência, o presidente John F. Kennedy.
E o Mundo nunca mais foi o mesmo...

Sem comentários: