04 outubro 2007

Dia Mundial dos Animais

(A beleza da força bruta em liberdade, Hipopótamos em Gorongosa; foto da revista 'Indicao, ed. LAM)

Em dia de São Francisco de Assis, protector dos animais, comemora-se o Dia Mundial dos Animais.
Mais um dia néscio que só existe porque a Humanidade (os tais animais superiores) se esqueceu que não está sozinha neste belo planeta a que chamam de Terra e qu,e alegre e paulatinamente, vão destruindo e aniquilando como já fizeram a cerca de 15.000 espécies neste último ano e anualmente.
Mas também quando idiotas, achando que assim melhor sobrevivem, continuam a criar – leia-se, fabricar – animais para lhes dar peles com que se pavoneiam mesmo que esteja calor – uma pele de arminho, é uma pele de arminho, por exemplo… –, ou países (assim com letra pequena) sabendo que certos animais estão em vias de extinção ou a sua existência numérica começa a ser preocupantemente baixa ainda, sob a capa de doações e investimentos, tentam aliciar países mais pobres e alimentarmente deficitários para que estes os deixem caçar/pescar nas suas águas territoriais ou quando o conseguem nos seus países se comportam como autênticos selvagens, não percebo porque hão-de os Povos se preocupar com este Dia.
Como não percebo porque o Programa das Nações Unidas para a defesa do Ambiente/Convenção sobre espécies migratórias decidiu instituir o ano de 2007 como o Ano Internacional dos Golfinhos. E os tais países se dão ao luxo de fazer o que aqui denuncio e onde podem aceder a certas imagens…
Vamos gritar para que possamos todos deixar de ter um Dia Mundial dos Animais. Será sinónimo que todos já sabemos coabitar nesta Casa.

Sem comentários: