(Brilliance - Viatura chinesa com base num Mitsubishi)
Depois do boom que se verificou nos finais dos anos 60, princípios dos anos 70 com a construção e, essencialmente, montagem de veículos em Angola, nomeadamente, de proveniência japonesa, Angola entra no clube de construtores de veículos automóveis, com particular destaque para as carrinhas do tipo “pick-up”, para os SUVs (ou todo-terreno), para pequenos e médios machimbombos e multiusos e para viaturas de modelos especiais (cheira-me a… viaturas de todo-o-terreno quando se foge às balas e afins…); de boa verdade o artigo do Jornal de Angola que serviu de base a este apontamento, não é muito claro se é construção ou montagem; ainda assim e em termos de investimento – cerca de 30 milhões de dólares – é muito bom…
As viaturas terão chancela chinesa – surpresa!!! é só o segundo maior produtor de carros do Mundo – da Zengh Zhou Nissan Automobile, embora com tecnologia japonesa da Nissan (se a memória não me falha a Nissan está, ou estava, ligada à francesa Renault) e serão fabricados na zona de Viana. A marca terá como proprietária a CSG-Automóvel Angola e terá apoio financeiro do Fundo Internacional da China.
Segundo parece a unidade de fabrico a deseja fazer sair da fábrica cerca 30 mil viaturas ano e os preços variarão entre 24 e 32 mil dólares (USD).
Apesar dos preços parece que a procura já é mais que a oferta. Segundo o Angonotícias, já há uma encomenda de 2800 viaturas sendo que a produção mensal não deve exceder os 2500 carros.
Sem comentários:
Enviar um comentário